Questões de Concurso
Filtrar
291 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 59
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Caraguatatuba - SP
Disciplina:
Pedagogia
O atual momento histórico tem recebido várias denominações: sociedade pós-moderna, pós-industrial ou pós-mercantil, sociedade do conhecimento. Alguns preferem entender que o tempo presente é de uma modernidade tardia. Para os objetivos deste texto, utilizarei a expressão “pensamento pós-moderno”. Embora eu não esteja convencido de que nosso tempo seja marcado por uma ruptura com a modernidade, estou certo de que vivemos um conjunto de condições sociais, culturais, econômicas peculiares que afetam todas as instâncias da vida social, de modo a ser admissível afirmar que vivemos numa condição pós-moderna. LIBÂNEO,2005.
As opções a seguir apresentam alguns traços do momento descrito que marcam o desenvolvimento das tendências pedagógicas contemporâneas, à exceção de uma. Assinale-a
As opções a seguir apresentam alguns traços do momento descrito que marcam o desenvolvimento das tendências pedagógicas contemporâneas, à exceção de uma. Assinale-a
Uma das formas do senso comum pedagógico é a de considerar que o educando é um ser incapaz de criar. Ele tem que reter e repetir os conhecimentos, e não inventá-los. Apesar das reclamações constantes de que os alunos não são criativos, a ação pedagógica, na maior parte das vezes, está pautada pela ideia de que o aluno é incapaz de criar, é um inválido do ponto de vista intelectual. Toda vez que o educando tenta sair do esquema linear do dia a dia, é cercado de diversas maneiras. As estratégias para delimitar seu campo de ação baseiam-se no lema “fazer as coisas como o professor quer”.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.124. (adaptada).
A concepção descrita no texto acima se alia à perspectiva pedagógica conhecida como
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.124. (adaptada).
A concepção descrita no texto acima se alia à perspectiva pedagógica conhecida como
À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. (...) A escola atua, assim, no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.80 (adaptado).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as concepções acerca do papel da escola, assinale a opção que expressa corretamente a tendência educacional descrita acima.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.80 (adaptado).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as concepções acerca do papel da escola, assinale a opção que expressa corretamente a tendência educacional descrita acima.
Relacione as concepções do papel da escola de acordo com as diferentes tendências pedagógicas.
1. Tendência progressista libertadora
2. Tendência liberal tecnicista
3. Tendência liberal tradicional
( ) A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade, partindo do pressuposto de que o caminho cultural é o mesmo para todos, a depender do esforço de cada um.
( ) A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se com o sistema produtivo, primando pela promoção de indivíduos competentes para o mundo do trabalho.
( ) Um modelo educacional mediatizado pela realidade, da qual extrai o conteúdo de aprendizagem, buscando um nível de consciência dessa mesma realidade, no sentido da busca por uma transformação social.
A sequência correta, na ordem apresentada, é
1. Tendência progressista libertadora
2. Tendência liberal tecnicista
3. Tendência liberal tradicional
( ) A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade, partindo do pressuposto de que o caminho cultural é o mesmo para todos, a depender do esforço de cada um.
( ) A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se com o sistema produtivo, primando pela promoção de indivíduos competentes para o mundo do trabalho.
( ) Um modelo educacional mediatizado pela realidade, da qual extrai o conteúdo de aprendizagem, buscando um nível de consciência dessa mesma realidade, no sentido da busca por uma transformação social.
A sequência correta, na ordem apresentada, é
Concurso:
Prefeitura de Santa Leopoldina - ES
Disciplina:
Pedagogia
Em relação às tendências pedagógicas, existe uma que subordina educação à sociedade, onde a escola deve formar mão-de-obra para a indústria. Marque a alternativa CORRETA.