Filtrar


Questões por página:

Acerca do problema da maximização da função utilidade dentro da teoria do consumidor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As curvas de demanda marshalianas são invariantes à transformações monotônicas crescentes das funções utilidade.

( ) As demandas marshalianas são homogêneas de grau zero nos preços e homogêneas de grau 1 na renda.

( ) O multiplicador de Lagrange do problema será invariante (fixo ou constante) toda vez que a função utilidade for homotética.

( ) As funções utilidade de Leontief garantem que a taxa marginal de substituição seja dependente das demandas marshalianas.

Assinale a sequência correta.

O excedente do consumidor
No tocante aos subsídios, considere:
I. Observando-se os efeitos de um subsídio sobre a oferta e o consumo, ele pode ser considerado um imposto negativo. II. O efeito de um subsídio é o da redução da quantidade produzida. III. Nem sempre compradores e vendedores se apropriam igualmente dos benefícios de um subsídio. IV. Um subsídio de quantidade não afeta a inclinação da reta orçamentária de um consumidor que o recebe.
Está correto o que se afirma em

A função u(x1, x2) = x1 x22, em que x1 é a quantidade consumida do bem 1 e x2 é a quantidade consumida do bem 2, é a função utilidade, do tipo Cobb-Douglas, do agente representativo.


Nesse caso, considerando-se que p1 seja o preço do bem 1 e que p2 seja o preço do bem 2, então a demanda hicksiana ou compensada do bem 1 é expressa por:

Considerando que u(x1, x2) é a função utilidade do consumidor, em que xi, i = 1 e 2, é a demanda do consumidor em relação ao bem i, e que pi é o preço do bem i, assinale a opção correta.