Filtrar


Questões por página:
A respeito das propriedades das curvas de indiferença e sua relação com as hipóteses de preferências dos consumidores, considere as afirmativas a seguir.

I. As curvas de indiferença mais elevadas são preferíveis às mais baixas porque o consumidor tem preferências monotônicas.
II. As curvas de indiferença se inclinam para baixo porque o consumidor está disposto a trocar um bem pelo outro de modo a não alterar o seu nível de utilidade.
III. As curvas de indiferença não se cruzam porque as preferências são transitivas.

Assinale:

Um agente com renda de $ 100 possui preferência com respeito aos bens A e B dada pela seguinte função utilizada:

U (A,B) = A0,25 B0,75. O preço do bem A é Pa = 1 e do bem B, Pb = 3. Com base nas informações acima, é correto afirmar que

Suponha uma economia em que as preferências dos agentes sejam relacionadas aos bens A e B. A respeito dessas curvas de indiferença NÃO é correto afirmar que
Considere que os bens substitutos perfeitos, x1 e x2 sejam representados pela função de utilidade u(x1, x2) = x1 + x2 . Nesse caso, a função de utilidade v(x1, x2) = (x1 + x2)2 não pode representar a preferência pelos mesmos dois bens substitutos.
mostrar texto associado
Preferir Boa Vista a Porto Velho seria um exemplo de utilidade ordinal. A grandeza dessa preferência (utilidade cardinal) em nada afeta essa escolha.