Questões de Concurso
Filtrar
165 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 33
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
TRT - 2ª Região (SP)
Disciplina:
Arquivologia
O contexto de criação dos documentos passou a ser, desde o século XIX, o fundamento principal do trabalho com os arquivos. Nomeado de diferentes maneiras e com significados similares, o primado do contexto aparece no respeito ao fundo dos franceses e no princípio da proveniência dos alemães. Seu equivalente na Itália, graças às iniciativas de Bonaini, é o chamado
Concurso:
Senado Federal
Disciplina:
Arquivologia
Segundo Rousseau e Couture (1998), as funções arquivísticas são:
Concurso:
Senado Federal
Disciplina:
Arquivologia
A efetivação da gestão de documentos (records management) ocorre no Estados Unidos a partir dos relatórios e recomendações da chamada Comissão Hoover entre:
Concurso:
Senado Federal
Disciplina:
Arquivologia
“A deterioração de algumas instâncias institucionais da administração pública brasileira, provocada pelo modelo neoliberal de Estado mínimo, atingiu frontalmente as instituições arquivísticas nacionais que, sob a liderança do Arquivo Nacional, vinham tentando romper, na década de 1980, com a tradição latino-americana dos ‘arquivos nominais’”. (FONSECA, 2005) Por “arquivos nominais” entendem-se:
Concurso:
Senado Federal
Disciplina:
Arquivologia
O ciclo da informação arquivística produzida pela administração pública envolve, por princípio, duas etapas: uma, no contexto organizacional da produção, e outra, nas instituições arquivísticas. Fazem parte do contexto organizacional da produção:
I. o processamento técnico;
II. o recolhimento;
III. o uso pelo cidadão, pelo pesquisador científico e, eventualmente, pelo administrador público;
IV. o uso privilegiado pelo administrador e, excepcionalmente, pelo cidadão e pesquisador científico;
V. a estocagem das informações de uso corrente e, em alguns casos, das que se encontram em fase intermediária.
Analise os itens acima e assinale:
I. o processamento técnico;
II. o recolhimento;
III. o uso pelo cidadão, pelo pesquisador científico e, eventualmente, pelo administrador público;
IV. o uso privilegiado pelo administrador e, excepcionalmente, pelo cidadão e pesquisador científico;
V. a estocagem das informações de uso corrente e, em alguns casos, das que se encontram em fase intermediária.
Analise os itens acima e assinale: