Filtrar


Questões por página:
“A deterioração de algumas instâncias institucionais da administração pública brasileira, provocada pelo modelo neoliberal de Estado mínimo, atingiu frontalmente as instituições arquivísticas nacionais que, sob a liderança do Arquivo Nacional, vinham tentando romper, na década de 1980, com a tradição latino-americana dos ‘arquivos nominais’”. (FONSECA, 2005) Por “arquivos nominais” entendem-se:
O ciclo da informação arquivística produzida pela administração pública envolve, por princípio, duas etapas: uma, no contexto organizacional da produção, e outra, nas instituições arquivísticas. Fazem parte do contexto organizacional da produção:

I. o processamento técnico;

II. o recolhimento;

III. o uso pelo cidadão, pelo pesquisador científico e, eventualmente, pelo administrador público;

IV. o uso privilegiado pelo administrador e, excepcionalmente, pelo cidadão e pesquisador científico;

V. a estocagem das informações de uso corrente e, em alguns casos, das que se encontram em fase intermediária.

Analise os itens acima e assinale:
Para Thomassen (2006), arquivos são compostos por informação vinculada a processos, isto é, informação gerada e estruturada por processos de trabalho. Com relação a um processo de trabalho, assinale a afirmativa correta.
Os documentos são classificados em três grandes categorias: dispositivos, testemunhais e informativos.

Assinale a afirmativa que apresenta os documentos considerados testemunhais.
Segundo GONÇALVES, “tanto a classificação quanto a ordenação estão a serviço da organização dos documentos”. Para compreender tal afirmativa é correto considerar que: