Filtrar


Questões por página:
Um adolescente, numa sessão, disse ao psicólogo que o atendia: Meu Deus!!! Meu Deus!!! Minha mãe não comprou minha roupa ainda. Ontem briguei com ela. Disse como quero. A festa já está aí, não podemos esperar. Daqui a três meses e meio ela fará aniversário. Lindo!!!! Eu o amo!!!
Considerando os fundamentos da síndrome normal da adolescência, dados por Aberastury e Knobel, podemos afirmar, CORRETAMENTE, que tal fala demonstra o(a)
O famoso experimento realizado com o bebê que se tornou conhecido como pequeno Albert, no início dos anos de 1920, buscou avaliar o condicionamento em seres humanos, por meio da indução do medo à criança graças ao pareamento de estímulos aversivos.
A experiência, que atualmente é alvo de críticas éticas, foi desenvolvida por
A teoria psicológica Existencialista enfatiza que a existência humana é permeada por questões essenciais, como a busca de sentido e propósito na vida. Nesse contexto, a “liberdade de escolha” é uma das questões fundamentais da Psicologia existencialista. Segundo essa premissa, os indivíduos devem ser considerados como...
Ana Freud (1949), afirma que os mecanismos de defesa são vistos como medidas de proteção que o ego adota diante dos impulsos provenientes do id, que é regido apenas pelo princípio do prazer. Na sequência, marque o item na qual Swanson (1961), não considerou como mecanismo de defesa, mas apenas consciência da dependência em relação ao meio.
mostrar texto associado
Lacan destaca que todo o comportamento humano como sujeito e em qualquer circunstância em que este se realize está submetido às leis da fala. Portanto, é partindo disso que Freud atribui à simbolização o papel de Lei primordial na adequação do homem, uma vez que a adequação natural é desconcertante. A construção da sociologia freudiana de totens e tabus ensina que a lei está presente desde as origens, portanto a sexualidade humana realiza-se por meio e através desta lei. Essa lei fundamental é simplesmente uma lei de simbolização. Essa é a síntese do que diz o complexo de Édipo discorrido por Freud.