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O psicanalista austríaco, defendeu, em sua fértil carreira, a importância das relações precoces de objeto e indicou as graves consequências psicopatológicas das longas separações entre mãe e bebê no primeiro ano de vida. Fiel às postulações freudianas, O autor desenvolve, no entanto, um caminho próprio de investigação, aliando o sólido conhecimento metapsicológico e da clínica psicanalítica a modelos de observação direta, fotografias e estudos experimentais do comportamento de crianças em seu primeiro ano de vida. Suas proposições sobre a gênese do eu revelam uma conexão original entre uma complexa teoria do desenvolvimento biopsicológica e a teoria pulsional freudiana, articuladas a uma teoria das relações de objeto. O psicanalista citado é:
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
A epistemologia genética de Piaget divide o desenvolvimento humano em quatro estágios distintos, na seguinte ordem: sensório-motor (0 a 2 anos de idade); pré-operatório (2 a 7 anos de idade); operatório concreto (7/8 a 11/12 anos de idade); e operatório formal/abstrato (11/12 anos de idade em diante). Nesse último estágio, a criança também tem a ação interiorizada reversível, mas passa a ter capacidade de trabalhar com abstração total, libertando-se do concreto.

Acerca das Teorias da Personalidade, é INCORRETO afirmar que:


Sullivan delineou seis estágios no desenvolvimento da personalidade antes do estágio final da maturidade. Esses seis estágios são típicos de culturas europeias ocidentais e podem ser diferentes em outras sociedades; assinale-os.
Apesar da formação teórica de Erich Fromm ter sido a Psicanálise, ele foi considerado um culturalista, porque defendia enfaticamente que os aspectos culturais, sociais e políticos são determinantes das possibilidades de realização humana e, portanto, da estruturação da personalidade. Postula cinco necessidades específicas, constitutivas do homem, que são “puramente humanas”; não foram criadas pela sociedade. Porém, as manifestações específicas dessas necessidades e o modo como o homem as realiza são determinados pelas condições sociais objetivas em que ele vive. Assinale, a seguir, as cinco necessidades.