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Concurso:
Prefeitura de Araçariguama - SP
Disciplina:
Psicologia
Piaget compreendia o desenvolvimento cognitivo em sua dinamicidade, de forma que a inteligência existe na ação e se modifica em uma sucessão de estágios que possuem gênese, estrutura e mudanças. Assinale a alternativa correta sobre a sequência dos estágios de desenvolvimento segundo o autor:
Concurso:
Prefeitura de Araçariguama - SP
Disciplina:
Psicologia
No século XX, René Spitz foi um pioneiro nas pesquisas com bebês. O autor buscou explicar como surge o psiquismo e, portanto, qual a origem das relações objetais. Spitz distingue perÌodos críticos no crescimento da criança. Assinale abaixo a alternativa incorreta sobre esses perÌodos.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Psicologia
Na abordagem analítica, o “inconsciente coletivo” é uma camada mais profunda e universal do inconsciente, que é compartilhada por todos os seres humanos e contém _________________, símbolos e padrões comuns presentes em todas as culturas e tradições.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Psicologia
A teoria psicológica Existencialista enfatiza que a existência humana é permeada por questões essenciais, como a busca de sentido e propósito na vida. Nesse contexto, a “liberdade de escolha” é uma das questões fundamentais da Psicologia existencialista. Segundo essa premissa, os indivíduos devem ser considerados como...
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Psicologia
René Spitz foi um importante psicanalista e desenvolvimentista que contribuiu significativamente para o estudo da psicologia do desenvolvimento infantil. Analise as questões a seguir e indique a alternativa que considera corretamente as contribuições desse teórico.
I. O termo hospitalismo se refere a comportamentos característicos de crianças que passam por longos períodos de hospitalização, mesmo tendo os cuidados de seus genitores.
II. A qualidade das experiências iniciais com os cuidadores nos primeiros meses de vida, determinam o desenvolvimento infantil saudável ou patológico.
III. O termo hospitalismo refere-se a um estado de privação afetiva total que pode gerar, entre outras consequências, atrasos no desenvolvimento infantil de crianças institucionalizadas.
IV. A exposição a situações adversas e desafiadoras é um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança.
V. A formação de vínculos emocionais estáveis e positivos com os cuidadores não são essenciais no primeiro ano de vida da criança, pois a criança nessa fase ainda não identifica com clareza a natureza das relações emocionais.
I. O termo hospitalismo se refere a comportamentos característicos de crianças que passam por longos períodos de hospitalização, mesmo tendo os cuidados de seus genitores.
II. A qualidade das experiências iniciais com os cuidadores nos primeiros meses de vida, determinam o desenvolvimento infantil saudável ou patológico.
III. O termo hospitalismo refere-se a um estado de privação afetiva total que pode gerar, entre outras consequências, atrasos no desenvolvimento infantil de crianças institucionalizadas.
IV. A exposição a situações adversas e desafiadoras é um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento saudável da criança.
V. A formação de vínculos emocionais estáveis e positivos com os cuidadores não são essenciais no primeiro ano de vida da criança, pois a criança nessa fase ainda não identifica com clareza a natureza das relações emocionais.