Filtrar


Questões por página:
A teoria de campo de Kurt Lewin propõe que o comportamento humano é determinado pela interação entre o indivíduo e o ambiente; essa interação pode ser representada por meio de conceitos da geometria e da física, como a topologia e os vetores. Isso permite afirmar que a psicologia topológica pode ser empregada para descrever e classificar os fenômenos psicológicos, porque estuda
João é um estudante de psicologia que está aprendendo sobre a teoria dos construtos pessoais de George Kelly. Ele entende que essa teoria propõe que as pessoas criam modelos mentais da realidade para prever os eventos e que esses modelos são formados por construtos pessoais; as categorias descritivas que usamos para conceituar eventos. Além disso, ele também sabe que os construtos pessoais são dicotômicos e bipolares, ou seja, que entendemos a personalidade e a experiência humana em geral a partir de adjetivos com polos opostos. No entanto, João tem dúvidas sobre como os construtos pessoais se relacionam com o comportamento e a personalidade das pessoas. Ele decide pesquisar mais sobre o assunto e encontra um texto que explica os onze corolários da teoria de Kelly, que são princípios que derivam do postulado fundamental de que todos os processos psicológicos de um indivíduo dependem da forma como ele antecipa os eventos. Com base nesse texto, o corolário capaz de explicar que as pessoas podem mudar os seus construtos pessoais, quando eles se mostram ineficazes para prever os eventos, é:
Segundo Freud, a personalidade é composta por três instâncias psíquicas: o id; o ego; e, o superego. Descreve corretamente as funções destas instâncias a seguinte alternativa:
Analise os casos abaixo e correlacione-os com as teorias da personalidade.1- Psicanálise 2- Gestalt 3- Comportamental 4- Abordagem Centrada na Pessoa ( ) Ana encontrou sua amiga Maria em uma festa de aniversário e ficou muito feliz. Direcionou toda a sua atenção para a amiga querida, conversando bastante com ela. Quando voltou para casa, sua mãe perguntou-lhe como estava decorada a festa e Ana não soube responder à pergunta da mãe, pois disse não ter prestado atenção a isso, mas sabia descrever toda a roupa de Maria. ( ) Pedro, de 5 anos, não gostava de escovar os dentes antes de se deitar, mas sempre pedia à mãe que lhe contasse uma história antes de dormir. Ela o ignorava e, se ele escovasse os dentes, atendia à solicitação do filho, sem mencionar nada a ele. Assim Pedro aprendeu que é correto escovar os dentes antes de dormir. ( ) Enquanto orientava sua aluna Rosa, a professora Marta a chamou de Rita. Ao perceber que havia trocado o nome da aluna, ficou surpresa e disse não ter entendido o que aconteceu, pois costumava ter excelente memória. ( ) Paulo é uma criança de 4 anos de idade que a professora considera como um menino em processo de desenvolvimento, que pensa, sente, tem ideias e formula hipóteses sobre os objetos e fatos do mundo. Por isso a professora costuma fazer uso de sua experiência para criar circunstâncias que favoreçam a aprendizagem de Paulo. A sequência correta, de cima para baixo, é
No que se refere às ideias de Piaget sobre o desenvolvimento infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A inteligência e a afetividade são complementares irredutíveis e indissociáveis.
II – A assimilação e a acomodação são processos autônomos e sem conexão entre si.
III – A inteligência e a afetividade não são complementares irredutíveis e indissociáveis.