Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Para Melanie Klein, a construção do comportamento é o resultado das interações familiares e de necessidades básicas conflitantes. De acordo com essa estudiosa, o trabalho, o ambiente escolar e os grupos sociais possuem pouca, ou talvez nenhuma, influência no desenvolvimento do comportamento da maioria dos indivíduos e, portanto, nunca devem ser objeto de investigação psicológica.

II. Para René Spitz, a psicologia da educação parte das bases psicológicas da aprendizagem para atrapalhar a atuação dos profissionais de educação no ambiente escolar. Em seus estudos, ele conclui que o educador não possui qualquer influência sobre o pensamento ou o comportamento dos educandos e, portanto, a busca pelo conhecimento deve ser o resultado de um esforço autônomo do aluno.

III. Após a realização da Avaliação Psicológica, o psicólogo deverá emitir um documento, de acordo com a legislação vigente, que expresse de maneira estruturada e formal os resultados da avaliação realizada. Esse documento é a materialização do trabalho realizado pelo profissional e expressa, concretamente, sua análise clínica e julgamento emitido sobre o caso, bem como também reflete a competência do avaliador para a realização da avaliação e para a elaboração do documento.

Marque a alternativa CORRETA:
Reich considerava que a saúde mental estava diretamente relacionada à saúde sexual e dedicou-se a estudar a função sexual. Construiu a Teoria da Análise de Caráter que introduz a questão corporal pela avaliação das couraças musculares. Do ponto de vista desta teoria, a energia dos conteúdos inconscientes fica depositada em determinados pontos de nossa musculatura, formando anéis de tensão. Podemos definir as fases de desenvolvimento da psicologia Reicheana em: I. Orgonoterapia. II. Análise do caráter. III. Vegetoterapia caractero-analítica. Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
Acerca da Teoria de Fromm, assinale a afirmativa INCORRETA.
Harry Stack Sullivan foi o criador de um novo ponto de vista, conhecido como a Teoria Interpessoal da Psiquiatria. Seu princípio central, no que diz respeito a uma teoria da personalidade, é que a personalidade é “o padrão relativamente duradouro de situações interpessoais recorrentes que caracteriza uma vida humana”. A personalidade é uma entidade hipotética que não pode ser isolada de situações interpessoais, e o comportamento interpessoal é tudo o que podemos observar como personalidade. Embora Sullivan desse à personalidade um status apenas hipotético, ele afirmava que ela é o centro dinâmico de vários processos que ocorrem em uma série de campos interpessoais. Além disso, ele atribuiu um status substantivo a alguns desses processos, identificando-os, nomeando-os, e conceitualizando algumas de suas propriedades, tendo como principais:
Feminista à frente do seu tempo, Karen Horney estudou psicanálise freudiana em Berlim. Descrevia seu trabalho como uma extensão do sistema de Freud e não como uma tentativa de suplantá-lo. Sobre as necessidades neuróticas podemos afirmar que para Horney a ansiedade básica deriva da relação entre pais e filhos. Inicialmente ela listou dez necessidades neuróticas, incluindo o afeto, a realização e a autossuficiência. Nos últimos trabalhos, agrupou essas necessidades em três tendências; analise-as. I. A personalidade condescendente: o indivíduo que vai ao encontro de outros em busca de aprovação, de afeto e de um parceiro dominante. II. A personalidade independente: o indivíduo que se afasta dos outros em busca de independência, de perfeição e isolamento. III. A personalidade agressiva: o indivíduo que vai de encontro aos outros expressando necessidades de poder, de exploração, de prestígio, admiração e conquista. IV. A personalidade passiva: o indivíduo busca a satisfação de tornar-se “invisível” aos olhos dos outros, para não ter que provocar nenhuma reação de aceitação ou repugnação.
Estão corretas as afirmativas