Filtrar


Questões por página:
Em meados da década de 1970, a psicologia social, por parte da escola Americana, enfrentou uma crise de paradigmas. Com isso, ganhou um novo status e constituiu sua própria identidade ao demonstrar maior preocupação com as configurações e estruturas sociais, em detrimento de uma concepção do indivíduo em sociedade pautada em pesquisas com métodos experimentais, como ocorreu na América Latina e no Brasil. A referida preocupação explicita a articulação com a psicologia de grupos e com a psicologia comunitária. Em relação à interface psicologia social com a psicologia de grupos, assinale a afirmativa correta.

“(...) a perspectiva das diferenças individuais também vem pesquisando o tema da personalidade. Em resumo, poder-se-ia afirmar que a maior parte dos programas de pesquisa que abordam o problema das diferenças de personalidade vem concentrando-se na análise dos traços psicológicos, ou seja, nas propriedades da personalidade que podem ajudar a explicar as diferenças de conduta.”

(Colom,2006, p.33.)

De acordo com o referido fragmento de texto e em relação ao construto da personalidade nos estudos da psicologia das diferenças individuais, assinale a afirmativa correta.

George Kelly propõe uma teoria na qual um dos conceitos centrais é o de constructo pessoal. Esse conceito fez com que a teoria de Kelly se diferenciasse das demais teorias de personalidade, sendo referenciada, por vezes, como teoria cognitiva, teoria comportamental e, em outros momentos, como teoria existencial ou teoria fenomenológica. Sobre a teoria de personalidade proposta por George Kelly, assinale a afirmativa correta.

“A tese central dos escritos de Fromm é que os humanos foram arrancados da natureza; ainda assim, permanecem como parte do mundo natural, sujeitos às mesmas limitações físicas dos outros animais. Como único animal dotado de autopercepção, imaginação e razão, os humanos são ‘as aberrações do universo’. A razão é, ao mesmo tempo, uma benção e uma maldição. É responsável pelos sentimentos de isolamento e solidão, mas também é o processo que permite aos homens reconciliar-se com o mundo.”

(Feist & Feist,2008, p.194.)

A referida citação sinaliza a concepção de Fromm a respeito das necessidades humanas. Dessa forma, é correto afirmar que

“As pessoas diferem não apenas em sua inteligência, mas também em seus desejos, sentimentos e comportamentos, em suas visões de si mesmas e dos outros, e em suas perspectivas sobre o mundo e o futuro. Todas essas maneiras em que as pessoas diferem se agrupam sob a categoria geral da personalidade. Porém, o estudo da personalidade envolve mais que apenas catalogar as diferenças entre as pessoas, acarretando, também, explorar como as diferentes partes de cada pessoa se unem para tornar aquela pessoa quem ela é. Assim, a psicologia da personalidade examina como diferimos uns dos outros e o que motiva cada um de nós. Dessa forma, é tão ambiciosa que nenhuma abordagem única proporciona uma explicação completamente satisfatória de toda a personalidade.”

(Gleitman, Reisberg & Gross,2009. Adaptado.)

Um dos pilares iniciais da teoria de personalidade proposta por Freud é o conceito de repressão. Esse conceito conduz ao entendimento de que um indivíduo possui menos probabilidade de lembrar material proveniente ou associado à ansiedade. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta sobre esse conceito.