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A ansiedade, para Freud, funciona como uma espécie de alerta das ameaças contra o Ego. Freud descreveu três tipos de ansiedade. De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir. I. A ansiedade objetiva surge do medo dos perigos reais. II. A ansiedade neurótica surge diante do reconhecimento dos perigos potenciais inerentes à satisfação dos instintos do Id; não se trata dos instintos propriamente ditos, mas do temor à provável punição em consequência de algum comportamento indiscriminado dominado pelo Id. Em outras palavras, a ansiedade neurótica é o medo da punição por expressar os desejos impulsivos. III. A ansiedade moral surge do medo da consciência. Quando realizamos, ou mesmo pensamos em realizar algum ato contrário aos valores morais da nossa consciência, é bem provável sentirmos culpa ou vergonha. O nível de ansiedade moral resultante depende do quão desenvolvida é a nossa consciência. As pessoas com menos virtudes apresentam menos ansiedade moral. IV. A ansiedade provoca a tensão, motivando o indivíduo a tomar alguma atitude para reduzi-la. De acordo com a Teoria de Freud, o Ego desenvolve um sistema de proteção – os chamados “mecanismos de defesa”, que consistem nas negações inconscientes ou distorções da realidade.
Estão corretas as afirmativas
Segundo Hellen Bee (2011) os pesquisadores Digman (1990), McCrae e John (1992), John et. al. (1994) concordaram que a personalidade adulta pode ser adequadamente descrita como um conjunto de variações em cinco dimensões principais. Esta teoria é reconhecida como a teoria dos cinco grandes fatores. A dimensão ‘extroversão’ tem como característica a extensão
De acordo com Papalia e Feldman (2013) uma teoria científica do desenvolvimento é um conjunto de conceitos ou enunciados logicamente relacionados que possibilita descrever e explicar o desenvolvimento e prever os tipos de comportamentos que poderiam ocorrer em certas condições. Segundo os mesmos autores existem cinco perspectivas que sustentam boa parte das teorias influentes e da pesquisa sobre o desenvolvimento humano. A teoria na perspectiva psicanalista do desenvolvimento psicossocial foi estruturada por
Analise as afirmativas a seguir:

I. Chamamos de personalidade o conjunto de características cognitivas, afetivas e volitivas que formam a construção pessoal de um indivíduo. O que define a personalidade de um indivíduo é a sua constituição genética, herdada dos seus pais. Ela está diretamente ligada à forma como interiorizamos nossos sentimentos, pensamentos, valores e experiências.
II. A teoria da personalidade é também conhecida como teoria psicanalítica da personalidade, devido à psicoterapia – prática defendida pelo neurologista austríaco Sigmund Freud. Para Freud, toda ação é movida por forças internas, que estão diretamente ligadas ao prazer e determinadas pela genética, ou seja, para ele, o desenvolvimento da personalidade é regido por um fator químico chamado de libido.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. No estágio pré-objetal, segundo Spitz, não há atividade psíquica e mental. As primeiras percepções, ao serem recebidas pelos sistemas proprioceptivos, vão desencadear uma reação por parte de uma barreira de proteção natural cuja principal função é de proteger o bebê dos inúmeros estímulos que o bombardeiam. Quando os estímulos ultrapassam um determinado limiar, a criança, para reencontrar o estado de sossego, tem de reagir a essa excitação negativa através de um processo de descarga. Seja qual for a sua natureza, os estímulos não são reconhecidos pelo bebê. Somente com o acumular de experiências, progressivamente, acontece o registro mental dos estímulos, fazendo com que eles tomem o valor de sinal.
II. Para René Spitz, a psicologia da educação parte das bases psicológicas da aprendizagem para atrapalhar a atuação dos profissionais de educação no ambiente escolar. Em seus estudos, o autor conclui que o educador não possui qualquer influência sobre o pensamento ou o comportamento dos educandos e, portanto, a busca pelo conhecimento deve ser o resultado de um esforço autônomo do aluno.

Marque a alternativa CORRETA: