Filtrar


Questões por página:
É consenso, entre os autores de orientação psicanalítica, a importância das relações mãe-bebê no desenvolvimento da criança. Para René Spitz (2013), no primeiro ano de vida,
Para Spitz (1965), os organizadores psíquicos representam os sinais indicadores de que o bebê atingiu um determinado grau de organização interna. O primeiro organizador psíquico do bebê foi designado pelo autor como sendo:
Questão Anulada
Várias são as contribuições da psicanálise para a compreensão dos padrões desadaptativos de personalidade dos adolescentes. Nesse contexto, um autor salientou-se por suas contribuições no estudo da identidade. Sua teoria partiu da reformulação do modelo de desenvolvimento psicossocial proposto por Erikson. Propôs uma teoria com base em uma dupla polaridade: de um lado, colocou processos relacionais (apego e vinculação) e, de outro, a definição pessoal (identidade e separação). Para esse autor, a identidade surge na dialética entre a autodefinição (self percebido como separado) e a vinculação (self experienciado no relacionamento com os objetos). Os processos de vinculação e separação não seriam paralelos, mas complementares, oportunizando que, no decorrer da vida, o sujeito venha a adquirir capacidade de vinculação e de um sentido de self individualizado.
O texto acima refere-se às contribuições de
Diversos pesquisadores formularam teorias para compreender de que maneira ocorre o desenvolvimento infantil. Dentre eles, Lev Vygotsky e Jean Piaget apresentaram seus estudos que são considerados referências para diversas pesquisas científicas nessa temática. Sobre o assunto, assinale a única alternativa CORRETA.

Para Piaget “Cada estágio é caracterizado pela aparição de estruturas originais, cuja construção o distingue dos estágios anteriores.” (Piaget,1964/1987, p.13).

Durante o banho João diz que o sabonete está cansado, pois mergulhou na banheira. Quando os pais estão conversando, João chora e cria situações para que interrompam a conversa e deem total atenção para ele. Pedro, por sua vez, espera a sua vez para falar, presta atenção ao diálogo dos pais, mas não consegue compreender a discussão dos pais sobre o futuro do país de como será a economia e as possibilidades de reformas políticas. O estágio do desenvolvimento cognitivo em que João e Pedro se encontram é, respectivamente,