Questões de Concurso
Filtrar
329 Questões de concurso encontradas
Página 16 de 66
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Pedagogia
Com relação ao desenvolvimento da linguagem e da cognição, julgue o item que se segue.
Há evidências científicas de que o desenvolvimento da linguagem precede a verbalização das primeiras palavras.
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Pedagogia
Com relação ao desenvolvimento da linguagem e da cognição, julgue o item que se segue.
No monólogo coletivo, a atenção do interlocutor é importante para a comunicação.
Concurso:
Prefeitura de Soledade - PB
Disciplina:
Pedagogia
Vygotsky dedicou-se, principalmente, ao estudo daquilo que chamamos de funções psicológicas superiores ou processos mentais superiores. Isto é, interessou-se por compreender os mecanismos psicológicos mais sofisticados, mais complexos, que são típicos do ser humano e que envolvem o controle consciente do comportamento, a ação intencional e a liberdade do indivíduo em relação às características do momento e do espaço presentes. O desenvolvimento, na abordagem histórico-cultural, é o resultado da interação entre quatro planos genéticos (a filogênese, a ontogênese, a sociogênese e a microgênese). Sobre o plano ontogenético, assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Soledade - PB
Disciplina:
Pedagogia
Marta Kohl de Oliveira ao tratar do aprendizado e desenvolvimento como um processo histórico informa que “a sociedade humana é uma totalidade em constante transformação. É um sistema dinâmico e contraditório, que precisa ser compreendido como processo em mudança, em desenvolvimento” (1995, p.28). Sobre a relação entre os pensadores Henri Paul Hyacinthe Wallon e Lev Semenovich Vygotsky, assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
Pedagogia
A aprendizagem é uma modificação na disposição ou na capacidade cognitiva do homem que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento. Ela é ativada pela estimulação do ambiente exterior (input) e provoca uma modificação do comportamento que é observada como desempenho humano (output). De um lado, em estímulos e respostas e, por outro, em processos internos da aprendizagem (parece ser o pioneiro da teoria de processamento de informação). A teoria exposta é defendida pelo teórico: