Questões de Concurso
Filtrar
225 Questões de concurso encontradas
Página 28 de 45
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
Pedagogia
Considerando que a aprendizagem, de acordo com Saravali e Oliveira (2020), se constitui por processos, é interessante observar que os mesmos supõem interação entre diferentes contextos, aprendentes, ensinantes mediadores do conhecimento, objetos de apreensão da realidade social, estrutura mental etc. Considera-se, portanto, que a aprendizagem revela o movimento mental, psicológico, autorregulado e realizado pelo sujeito, afetado por múltiplas interações. A partir disto, as autoras, apontam alguns aspectos fundamentais para a promoção da aprendizagem. Analise as afirmativas a seguir.
I. O processo de assimilação e aquisição do conhecimento sistematizado histórica, cultural e socialmente. II. O favorecimento da interiorização das ações em imagens e em operações. III. O continuum do desenvolvimento afetando as possibilidades de aprender, os ritmos de aprendizagem, os tipos de assimilação, as adaptações em suas construções e reconstruções gradativas, rumo ao aprofundamento, à complexidade. IV. A correlação entre o desenvolvimento cognitivo e afetivo que promove a adaptação vinculada à necessidade interna e a significação ou validade significativa para o sujeito.
Assinale a alternativa que representa corretamente qual ou quais destas afirmações indica de maneira correta os processos fundamentais para a promoção da aprendizagem.
I. O processo de assimilação e aquisição do conhecimento sistematizado histórica, cultural e socialmente. II. O favorecimento da interiorização das ações em imagens e em operações. III. O continuum do desenvolvimento afetando as possibilidades de aprender, os ritmos de aprendizagem, os tipos de assimilação, as adaptações em suas construções e reconstruções gradativas, rumo ao aprofundamento, à complexidade. IV. A correlação entre o desenvolvimento cognitivo e afetivo que promove a adaptação vinculada à necessidade interna e a significação ou validade significativa para o sujeito.
Assinale a alternativa que representa corretamente qual ou quais destas afirmações indica de maneira correta os processos fundamentais para a promoção da aprendizagem.
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
Pedagogia
A Psicopedagogia, como área de conhecimento volta-se à aprendizagem, considerando os sujeitos em seus sistemas e contextos, mediante a utilização de procedimentos próprios (ABPp,2019). Por isso, é função do psicopedagogo a execução de diagnóstico e intervenções que permitam que a aprendizagem se dê da melhor forma possível e nos diferentes espaços e tempos de vida.
Considerando a avaliação psicopedagógica e os processos interventivos, de acordo com Moraes (2010), analise as afirmativas a seguir.
I. O papel inicial da psicopedagogia é focado no estudo do processo de aprendizagem, diagnóstico e tratamento dos seus obstáculos. II. O psicopedagogo levanta hipóteses através da análise de sintomas que o indivíduo apresenta, dando prioridade para a queixa do sujeito, uma vez que a família e/ou a escola, podem apresentar outras queixas. Sendo assim, o foco da avaliação se dá prioritariamente na avaliação do aprendente, em detrimento dos demais agentes de seu ciclo. III. O psicopedagogo procura, portanto, compreender o indivíduo em suas várias dimensões para ajudá-lo a reencontrar seu caminho, superar as dificuldades que impeçam um desenvolvimento harmônico e que estejam se constituindo num bloqueio da comunicação dele com o meio que o cerca. IV. O psicopedagogo irá fazer uma análise da situação do aluno para poder diagnosticar os problemas e suas causas.
Estão corretas as afirmativas:
Considerando a avaliação psicopedagógica e os processos interventivos, de acordo com Moraes (2010), analise as afirmativas a seguir.
I. O papel inicial da psicopedagogia é focado no estudo do processo de aprendizagem, diagnóstico e tratamento dos seus obstáculos. II. O psicopedagogo levanta hipóteses através da análise de sintomas que o indivíduo apresenta, dando prioridade para a queixa do sujeito, uma vez que a família e/ou a escola, podem apresentar outras queixas. Sendo assim, o foco da avaliação se dá prioritariamente na avaliação do aprendente, em detrimento dos demais agentes de seu ciclo. III. O psicopedagogo procura, portanto, compreender o indivíduo em suas várias dimensões para ajudá-lo a reencontrar seu caminho, superar as dificuldades que impeçam um desenvolvimento harmônico e que estejam se constituindo num bloqueio da comunicação dele com o meio que o cerca. IV. O psicopedagogo irá fazer uma análise da situação do aluno para poder diagnosticar os problemas e suas causas.
Estão corretas as afirmativas:
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
Pedagogia
O psicopedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica (LIBÂNEO,2001, p.28). Morelato e Santos (2022), discutem a Psicopedagogia hospitalar, e apontam que esta área de atuação tem como escopo central as alternativas a seguir, exceto:
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
Pedagogia
As dificuldades de aprendizagem passaram a ser foco de atenção, e a Medicina começou a estudar a causa dos problemas e suas possíveis correções. A Primeira Guerra Mundial ofereceu a oportunidade de se descobrir, no cérebro dos soldados feridos, a relação das áreas cerebrais danificadas com as funções que apareciam prejudicadas. A Oftalmologia, a Neurologia, a Psiquiatria eram algumas das áreas da Medicina que se ocupavam com esses estudos. No final do século XIX, educadores, psiquiatras e neuropsiquiatras começaram a se preocupar com os aspectos que interferiam na aprendizagem e a organizar métodos para a Educação Infantil. Desta época, temos a colaboração de Seguin, Esquirol, Montessori e Decroly, entre outros. Abrem-se, assim, as portas para o surgimento da Psicopedagogia (SÁ, et al.,2008, p.7, ).
Sobre o contexto histórico de surgimento e de inserção da psicopedagogia no âmbito científico e profissional, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Psicopedagogia tem se desenvolvido como uma forma de vinculação entre a Pedagogia e a Psicologia, e pode ser entendida a partir de pressupostos teóricos elaborados em países de língua francesa. ( ) Estudando o indivíduo que aprende no seu aspecto normal e patológico, a Psicopedagogia é a área que dá uma consideração especial ao aspecto psicológico deste indivíduo, mas sendo uma área aplicada, deverá ir além da práxis, desenvolvendo pesquisas de base e criando um campo de conhecimento próprio. ( ) Atualmente, volta-se para uma realidade tipicamente educacional, que são certos fenômenos – relativos à não-aprendizagem – que ocorrem dentro do âmbito familiar, escolar e comunitário, que podem ser remediáveis e prevenidos. ( ) Estudos apontam que a Psicopedagogia não tenha, ainda, desenvolvido o seu corpo teórico específico, de vez que é uma área nova em todo o mundo e que seu florescimento ainda está na dependência do desenvolvimento não só da Psicologia e da Pedagogia, mas também de áreas mais específicas de conhecimento, como a Neuropsicologia e a Psicolinguística, entre outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre o contexto histórico de surgimento e de inserção da psicopedagogia no âmbito científico e profissional, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Psicopedagogia tem se desenvolvido como uma forma de vinculação entre a Pedagogia e a Psicologia, e pode ser entendida a partir de pressupostos teóricos elaborados em países de língua francesa. ( ) Estudando o indivíduo que aprende no seu aspecto normal e patológico, a Psicopedagogia é a área que dá uma consideração especial ao aspecto psicológico deste indivíduo, mas sendo uma área aplicada, deverá ir além da práxis, desenvolvendo pesquisas de base e criando um campo de conhecimento próprio. ( ) Atualmente, volta-se para uma realidade tipicamente educacional, que são certos fenômenos – relativos à não-aprendizagem – que ocorrem dentro do âmbito familiar, escolar e comunitário, que podem ser remediáveis e prevenidos. ( ) Estudos apontam que a Psicopedagogia não tenha, ainda, desenvolvido o seu corpo teórico específico, de vez que é uma área nova em todo o mundo e que seu florescimento ainda está na dependência do desenvolvimento não só da Psicologia e da Pedagogia, mas também de áreas mais específicas de conhecimento, como a Neuropsicologia e a Psicolinguística, entre outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
Pedagogia
Sendo uma ciência em construção, a Psicopedagogia se respalda em outras ciências entre elas a filosofia, fisioterapia, neurologia, psicolinguística e a psicanálise pois, contribuem para a compreensão do processo de aprendizagem humana (COSTA; PINTO; ANDRADE,2013). Contextualizando a Psicopedagogia, dentro de seu contexto histórico, assinale a alternativa incorreta.