Questões de Concurso
Filtrar
305 Questões de concurso encontradas
Página 56 de 61
Questões por página:
Questões por página:
mostrar texto associado
Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativo à metodologia de ensino de ciências.
O ensino que utiliza as ideias dos alunos discutindo-as e confrontando-as às concepções científicas é coerente com a abordagem cognitiva mencionada no texto.
A segunda diretriz diz respeito à construção de um pensamento que passa, progressivamente, do simples ao complexo, substituindo um pensamento, que isola e separa, por um pensamento que distingue e une, como afiança Morin (1999). Essa forma de entender o ato de aprender e produzir conhecimentos, desenvolvendo o pensamento complexo do educando e dos educadores, é assim esclarecido: “apreender o significado de um objeto ou de um acontecimento é vê-lo em suas relações com outros objetos ou acontecimentos” Marque a alternativa que complementa melhor o pensamento do autor.
O conceito de número é elaborado pela criança por meio de um processo longo e contínuo, evoluindo do nível perceptivo ao nível conceitual. Diferentes teóricos explicam essas etapas de desenvolvimento, sendo um deles Jean Piaget. Para Piaget a criança só constrói completamente a noção de número quando desenvolve e adquire as noções de:
O professor compreende os conceitos centrais do processo de aprendizagem e sabe até que ponto como o desenvolvimento físico, psicológico, ambiental, social e cultural podem interferir no aprendizado e bem-estar dos alunos. Dessa forma, desenvolve a competência de dominar as teorias da__________________________. Escolha a alternativa que complete a lacuna de maneira fidedigna ao proposto no enunciado.