Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


Vygotsky argumentou que a mediação pedagógica tem impacto pouco significativo no desenvolvimento das crianças, pois elas são essencialmente autônomas na construção do conhecimento. Ele defendeu uma abordagem educacional que prioriza a autonomia do aluno, minimizando a importância da intervenção do professor.

Julgue o item que se segue.


Vygotsky propôs que a linguagem desempenha um papel central no desenvolvimento cognitivo, servindo como uma ferramenta para a organização do pensamento e a mediação da atividade mental. Ele argumentou que o desenvolvimento da linguagem está intimamente ligado ao desenvolvimento de funções cognitivas superiores, como atenção, memória e resolução de problemas.

Julgue o item que se segue.


A argumentação, embora seja uma forma de ação discursiva, não necessariamente busca a adesão do outro através de convencimento ou persuasão. Na verdade, pode se manifestar como um exercício de autoexpressão descontextualizada, sem preocupação com a influência sobre o interlocutor.

Julgue o item que se segue.


A linguagem é uma forma de ação socialmente mediada e organizada pelo discurso, transcendendo a mera construção individual descontextualizada. Essa perspectiva sociointeracionista e discursiva reconhece a língua como uma prática compartilhada entre sujeitos, contextualizada historicamente, e se manifesta através de uma variedade de ações de linguagem, como persuadir, narrar, opinar, entre outras.

Julgue o item que se segue.


Vygotsky defendeu que o desenvolvimento cognitivo da criança é determinado pelo seu nível de maturação biológica e não é influenciado pelo ambiente social ou cultural. Ele considerou o ambiente apenas como um recipiente passivo para a expressão das habilidades cognitivas pré-determinadas.