Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


Vygotsky concebeu o desenvolvimento infantil como um processo complexo influenciado pela interação entre fatores biológicos e socioculturais. Sua teoria reconhece que o desenvolvimento cognitivo das crianças é moldado pela dinâmica entre aspectos biológicos inatos e influências socioculturais, indo além de uma abordagem puramente determinista ou ambientalista.

Julgue o item que se segue.


Quando falamos em desenvolvimento socioafetivo, devemos nos lembrar que esse tipo de desenvolvimento atinge seu pico na adolescência e permanece estável ao longo da vida adulta, com pouca capacidade de mudança.

Julgue o item que se segue.


O desenvolvimento cognitivo das crianças é um processo simples, no qual a influência de fatores ambientais, sociais, biológicos e culturais interage de forma não linear e multidirecional, resultando em trajetórias individuais altamente variáveis, nas quais a idade cronológica e o estágio de desenvolvimento biológico desempenham apenas um papel periférico e limitado na determinação do progresso cognitivo.

Julgue o item que se segue.


A promoção do desenvolvimento socioafetivo requer não apenas a modelagem de comportamentos sociais positivos pelos adultos, mas também a criação de oportunidades para que as crianças pratiquem habilidades de regulação emocional e resolução de conflitos em contextos sociais desafiadores e significativos.

Julgue o item que se segue.


O desenvolvimento cognitivo é estritamente determinado pela hereditariedade, com pouca ou nenhuma influência do ambiente ou das experiências de aprendizado.