Filtrar


Questões por página:
O desenvolvimento de noções como visão oblíqua e visão vertical, imagem tridimensional e bidimensional, proporção e escala, referência e orientação faz parte do processo de
Segundo Martinelli (em CASTELLAR,2005), no processo de alfabetização cartográfica realizado no ensino fundamental, a criança deverá entender que a representação da realidade não poderá ser feita no tamanho original dela. Será necessária uma redução, porém, mantendo a proporção constante com o espaço real. Tal operação propiciará o desenvolvimento da noção de
São os domínios da contiguidade, daqueles lugares vizinhos reunidos por uma continuidade territorial. Milton Santos chama esta realidade de
A cidade, considerada conteúdo escolar, não é concebida apenas como forma física, mas como materialização de modos de vida, como um pedaço simbólico, formador de sentidos de pertinência e de identidade, fundamentais para a formação da cidadania. (Sonia Castellar. Educação geográfica: teorias e práticas docentes)
O texto reflete o pensamento de uma importante educadora que defende o ensino da cidade na Geografia escolar. Trata-se de
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Geografia, o conceito de territorialidade representa