Filtrar


Questões por página:

Com relação à trajetória do pensamento geográfico e suas definições e formulações no desenvolvimento do ensino de geografia na educação básica, julgue o item a seguir.


No ensino da geografia tradicional, os estudos se desenvolvem por meio de blocos que não se relacionam nem internamente nem entre si.

Acerca das categorias da geografia em séries iniciais do ensino fundamental, julgue o seguinte item.


Lugar consiste em uma dimensão do espaço geográfico próximo, na qual uma relação de identidade é estabelecida.

Acerca das categorias da geografia em séries iniciais do ensino fundamental, julgue o seguinte item.


Paisagem se refere a um espaço apropriado, isto é, no qual se estabelece uma relação de posse por uma comunidade.

Um dos pontos centrais proposto pelo conteúdo curricular de Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é o desenvolvimento do raciocínio geográfico. Sendo assim, os princípios do raciocínio geográfico previstos na BNCC que podem ser trabalhados no cronograma abaixo, são:


No 7º ano, os objetos de conhecimento abordados partem da formação territorial do Brasil, sua dinâmica sociocultural, econômica e política. Objetiva-se o aprofundamento e a compreensão dos conceitos de Estado-nação e formação territorial.

“...entende o processo de conhecimento que ocorre no ensino como uma construção que envolve o aluno (sujeito) e o saber escolar (objeto), na qual ambos são ativos e estão em interação.
(CAVALCANTI, L. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Adaptado)
Lana Cavalcanti refere-se