Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A geografia permite compreender como diferentes sociedades interagem com a natureza na construção de seu espaço, as singularidades do lugar em que vivemos, o que o diferencia e o aproxima de outros lugares e, assim, adquirir uma consciência maior dos vínculos afetivos e de identidade que estabelecemos com ele.
II. No estudo da geografia, é preciso observar e buscar explicações matemáticas para aquilo que, em determinado momento, permaneceu ou foi transformado, sempre justificando as mudanças naturais como o resultado de uma ação antrópica.
III. A geografia permite conhecer as múltiplas relações de um lugar com outros lugares, distantes no tempo e no espaço, e perceber as relações do passado com o presente na sociedade.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. Na geografia, a análise da paisagem deve focar nas dinâmicas de suas transformações, ou seja, deve priorizar simplesmente a descrição e o estudo de um mundo aparentemente estático.
II. A geografia tem por objetivo estudar as relações entre o processo histórico na formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do lugar, do território, a partir de sua paisagem.
III. Na busca de uma abordagem relacional, a geografia trabalha com diferentes noções espaciais e temporais, bem como com os fenômenos sociais, culturais e naturais característicos de cada paisagem, para permitir uma compreensão processual e dinâmica de sua constituição, para identificar e relacionar aquilo que na paisagem representa as heranças das sucessivas relações no tempo entre a sociedade e a natureza em sua interação.
Marque a alternativa CORRETA:
“No segundo ciclo do ensino fundamental, o estudo da geografia deve abordar, principalmente, as diferentes relações entre a cidade e o campo em suas dimensões sociais, culturais e ambientais, considerando, assim, o papel do trabalho, das tecnologias, da informação, da comunicação e do transporte.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir. I. Atualmente, o urbano e o rural são compreendidos enfocando exclusivamente seus aspectos econômicos e a descrição dos fenômenos naturais que os caracterizam. II. O estudo das tecnologias permite compreender como as sociedades, em diferentes momentos de sua história, buscaram superar seus problemas cotidianos, de sobrevivência, transformando a natureza, criando novas formas de organização social, política e econômica e construindo paisagens urbanas e rurais. III. O estudo sobre a representação do espaço segue de modo diferenciado ao primeiro ciclo, não havendo mais necessidade de abordar de forma mais aprofundada as noções de distância, direção, orientação, proporção e escala.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Analise as afirmativas a seguir:


I. O chumbo é considerado um dos maiores poluentes mundiais. Essa substância pode ser encontrada na combustão incompleta de materiais fósseis, tais como petróleo e carvão, em metalúrgicas, refinarias de petróleo e veículos automotores. O chumbo se apresenta frequentemente na forma de um gás incolor e inodoro, sendo extremamente tóxico para o homem.


II. O conceito de massa de ar fria ou quente é relativo. Por isso, a distinção é feita comparando-se a temperatura da massa com a da superfície, sobre a qual ela se desloca, ou com a de uma massa circunvizinha. Assim, uma massa de ar é dita fria (temperatura menor) quando se desloca sobre uma superfície mais aquecida (quente) que ela.


Marque a alternativa CORRETA:

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 8,4% da população brasileira acima de 2 anos – o que representa 17,3 milhões de pessoas – tem algum tipo de deficiência. Quase metade dessa parcela (49,4%) é de idosos.
(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil-temmais-de-17-milhoes-de-pessoas-com-deficiencia-segundo-ibge/.)
As informações fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019. O levantamento, feito em parceria pelo Ministério da Saúde, traz informações sobre as condições de saúde da população brasileira. No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência, fundamentado por marcos legais, teve início: