Questões de Concurso
Filtrar
89 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 18
Questões por página:
Questões por página:
“Marxismo ou liberalismo? – um tema polêmico e uma promessa de um debate interessante. A ‘coisa’ esquentou quando um aluno defendeu a Ditadura Militar como modelo. O professor rebateu: ‘Pode-se ter a opinião que quiser, mas jamais justificar tortura e assassinato’. O aluno se sentiu humilhado. Reclamou em casa. A mãe deu queixa, dizendo que o filho, um aluno de ensino médio, foi constrangido e humilhado por suas posições ideológicas pelo professor. (Revista Nova escola, julho de 2016, p.34.) Acerca dessa questão da ideologia na escola, analise as afirmativas a seguir. I. À medida que a relação pedagógica se estreita e ganha transparência, é desejável que tanto o docente quanto os estudantes possam expor – civilizadamente – suas convicções pessoais. II. O importante é não colocar a própria visão como a única correta e aprender a separar as coisas. Ter militância é um direito do professor, mas a sala de aula não é um lugar adequado para exercê-la. III. É possível fazer uma interpretação 100% marxista da história e isso se faz necessário, uma vez que a teoria da história é parte integrante dos currículos. IV. É necessário o compromisso de ser intelectualmente honesto e deixar claro que existem outros pontos de vista, igualmente legítimos, além daquele que eventualmente será mostrado com mais detalhe.
Estão corretas apenas as afirmativas
Estão corretas apenas as afirmativas
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
As mudanças operadas no ensino de História nas últimas décadas do século XX ocorreram articuladas às transformações sociais, políticas e educacionais de uma forma mais ampla, bem como àquelas ocorridas no interior dos espaços acadêmicos, escolares e na indústria cultural. (FONSECA,2005, p.15)
Considerando o texto acima e as mudanças ocorridas no ensino de história no século XX, assinale a alternativa CORRETA:
Considerando o texto acima e as mudanças ocorridas no ensino de história no século XX, assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
As lembranças de muitos alunos da História escolar e os livros escolares produzidos no século XIX indicam o predomínio de um método de ensino voltado para a memorização. Aprender História significava saber de cor nomes e fatos com suas datas, repetindo exatamente o que estava escrito no livro ou copiado nos cadernos. (BITTENCOURT,2004, p.67).
Com base nesse método de ensino de História e considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
Com base nesse método de ensino de História e considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, ligadas e transmitidas pelo passado. (MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte. Rio de Janeiro: Vitória,1961, p.199. In.: CERRI, L. F. Ensino da História e consciência histórica. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas,2011).
Com base no trecho anterior e quanto à noção de passado histórico, assinale a alternativa CORRETA:
Com base no trecho anterior e quanto à noção de passado histórico, assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
[...] qual é o verdadeiro papel e os objetivos do conhecimento histórico no 1º e 2º graus? Para que estudar história no 1º e 2º graus? É para fazer com que o aluno produza uma reflexão de natureza histórica; para que pratique um exercício e reflexão, que o encaminha para outras reflexões, de natureza semelhante, em sua vida e não necessariamente só na escola; pois a história produz um conhecimento que nenhuma outra disciplina produz – e ele nos parece fundamental para a vida do homem, indivíduo eminentemente histórico. (CABRINI,2005, p.6).
Considerando o trecho acima e as reflexões quanto ao ensino de História, assinale a alternativa CORRETA:
Considerando o trecho acima e as reflexões quanto ao ensino de História, assinale a alternativa CORRETA: