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O período do regime militar correspondeu ainda a um momento de separação acentuada entre as pesquisas historiográficas realizadas pelas Universidades brasileiras e estrangeiras e a produção escolar, passando os professores, em sua maioria, a serem formados em cursos distanciados dos avanços das ciências humanas. No processo da chamada “abertura democrática” do início dos anos oitenta, professores do ensino médio e das Universidades iniciaram uma fase de reaproximação entre os dois níveis de ensino (Circe Bittencourt, Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula)
No contexto da “abertura democrática”, ocorreu
Leia o texto. “Temos afirmado que a concepção de disciplina escolar está intimamente associada à de pedagogia e à de escola e, portanto, ao papel histórico de cada um desses componentes. Ao concebermos a disciplina escolar como produção coletiva das instituições de ensino, admitimos que a pedagogia não pode ser entendida como uma atividade limitada a produzir métodos para melhor “transpor” conteúdos externos, simplificando da maneira mais adequada possível os saberes eruditos ou acadêmicos.” BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: Fundamentos e método.
A autora afirma no texto que
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História do Ensino Fundamental de 5ª a 9º anos (MEC,1998), as posturas teóricas-epistemológicas, do campo do conhecimento Histórico, contemplam preocupações com
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o Mundo.” Tendo como princípio esta ideia de Paulo Freire, analise as afirmações a seguir a respeito do que podemos dizer que o ensino de Historia é: I. A conscientização do aluno enquanto sujeito – histórico, capaz de entender sua temporalidade e reconhecer sua força de ação na construção do processo histórico. II. É a capacidade de adquirir o máximo de informações sobre o passado que lhe permitam o melhor viver num futuro. III. O ensino de História deve ser capaz de conscientizar o sujeito de sua temporalidade, permitindo reconhecer a si próprio e o outro, constituindo assim a domínio de apreender com o de fora, com a alteridade.
Estão corretas as afirmativas:
Segundo o dicionário de Língua Portuguesa Online cronologia refere-se à ciência cuja finalidade é datar acontecimentos históricos, os descrevendo e agrupando numa sequência lógica. Esta disciplina insere-se numa ciência maior, que é História. Sendo assim, assinale a alternativa correta sobre a importância da cronologia no ensino de História: