Filtrar


Questões por página:

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue o item a seguir, relativo às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos.


Na educação básica, a história é importante instrumento para entender os problemas sociais, para conferir significado aos acontecimentos do cotidiano e para exercer conscientemente a cidadania.

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue o item a seguir, relativo às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos.
A história confere maior riqueza e relevância à difícil e complexa tarefa de compreensão do presente.
Considerando as competências e habilidades previstas para o componente curricular história no Currículo de Pernambuco para os ensinos fundamental e médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio, julgue o item subsequente.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, as aulas de história devem fomentar, prioritariamente, as relações de pertencimento nacional, de maneira que o estudante se compreenda dentro da dimensão de um continente repleto de eventos e marcos históricos.

Tendo em vista que todo ato de avaliar necessita de um sentido que o justifique e o oriente, e que, por isso, professores, políticas públicas e toda a comunidade escolar devem problematizar os sentidos que a avaliação escolar assume nas práticas educativas, julgue o seguinte item, a respeito da avaliação no ensino de história.
Assim como nos demais componentes curriculares, também em história uma concepção de educação e uma estratégia pedagógica devem ser subjacentes à avaliação.
Tendo em vista que todo ato de avaliar necessita de um sentido que o justifique e o oriente, e que, por isso, professores, políticas públicas e toda a comunidade escolar devem problematizar os sentidos que a avaliação escolar assume nas práticas educativas, julgue o seguinte item, a respeito da avaliação no ensino de história.
Na avaliação em história, a carga político-ideológica acaba por determinar que os objetivos do ensino desse componente curricular estejam articulados à crítica e ao enriquecimento cultural.