Questões de Concurso
Filtrar
100 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 20
Questões por página:
Ao elaborar um plano de aula de História para as séries finais do ensino fundamental, o professor parte do princípio que “não há intencionalidade na ação estudada, nem na ação do historiador.” (Horn, Geraldo Balduíno, Germinari, Geyso Dongley. O ensino de História e seu currículo: teoria e método.3ª Edição. Petrópolis. Vozes,2010. p.99).
Tendo como premissa este pressuposto, podemos afirmar que o professor vê o conhecimento histórico como:
Leia com atenção:
I- Início do Período Pombalino: mudança nos padrões de educação que até então eram impostos pelos jesuítas. Neste período a educação ficou estagnada;
II- Com a chegada da Família Real Portuguesa, são fundadas a Escola de Medicina da Bahia (em Salvador) e a do Rio de Janeiro (atual Faculdade Nacional de Medicina da UFRJ);
III- Lançada a primeira Constituição brasileira: trazia também medidas referentes à educação.
A ordem cronológica dos eventos acima é:
A respeito dessa lei, marque a alternativa correta:
É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue o item a seguir, relativo às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos.
A assimilação dos conteúdos por parte dos alunos é bastante facilitada quando o professor faz constantes julgamentos de valor sobre personagens e fatos históricos.