Questões de Concurso
Filtrar
101 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 21
Questões por página:
Questões por página:
Na segunda parte de Produção textual, análise de gêneros e compreensão, Marchuschi (2012) resgata o método das sequências didáticas formulado por Dolz e Schneuwly. O trabalho com sequências didáticas, na leitura e produção de gêneros textuais, permite que os alunos compreendam o gênero estudado, apropriem-se dele, reconstruam-no e, por fim, criem sua própria versão.
Relacione as colunas abaixo, associando cada procedimento de uma sequência didática à sua respectiva finalidade.
Coluna 1 1. Apresentação da situação 2. Produção inicial 3. Módulos de ensino 4. Produção final
Coluna 2 ( ) dar conta dos problemas, seguindo uma sequência que vai do mais complexo ao mais simples, para voltar à produção textual. ( ) conhecer o potencial de escrita dos alunos sobre o gênero estudado. ( ) produzir o texto no gênero estudado durante o processo. ( ) estudar o contexto de produção do gênero abordado e suas características. A sequência correta, de cima para baixo, é
Relacione as colunas abaixo, associando cada procedimento de uma sequência didática à sua respectiva finalidade.
Coluna 1 1. Apresentação da situação 2. Produção inicial 3. Módulos de ensino 4. Produção final
Coluna 2 ( ) dar conta dos problemas, seguindo uma sequência que vai do mais complexo ao mais simples, para voltar à produção textual. ( ) conhecer o potencial de escrita dos alunos sobre o gênero estudado. ( ) produzir o texto no gênero estudado durante o processo. ( ) estudar o contexto de produção do gênero abordado e suas características. A sequência correta, de cima para baixo, é
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Eliana Ruiz, no livro “Como se corrige redação na escola” (Ed. Mercado das Letras,2003, p.221), identificou quatro tipos de estratégias interventivas nas correções feitas pelos professores em produções textuais:
“a correção resolutiva (em que se apresentam soluções para os problemas detectados no texto, com propostas precisas de alterações), a correção indicativa (na qual se indicam, por meio de símbolos icônicos, os „sintomas‟ da „moléstia‟ textual), a correção classificatória (na qual se apontam, por meio de uma metalinguagem codificada específica, as categorias nas quais tais „sintomas‟ poderiam ser classificados), e a correção textual-interativa („bilhetes‟, por meio dos quais se estabelece uma interlocução não-codificada com o aluno, resolvendo-se indicando-se e/ou classificando-se os problemas do texto ou, ainda, atentando-se para a própria tarefa de revisão do aluno”.
Observando a correção realizada pelo professor na redação do texto, assinale a alternativa em que há a CORRETA classificação para a correção realizada pelo professor.
“a correção resolutiva (em que se apresentam soluções para os problemas detectados no texto, com propostas precisas de alterações), a correção indicativa (na qual se indicam, por meio de símbolos icônicos, os „sintomas‟ da „moléstia‟ textual), a correção classificatória (na qual se apontam, por meio de uma metalinguagem codificada específica, as categorias nas quais tais „sintomas‟ poderiam ser classificados), e a correção textual-interativa („bilhetes‟, por meio dos quais se estabelece uma interlocução não-codificada com o aluno, resolvendo-se indicando-se e/ou classificando-se os problemas do texto ou, ainda, atentando-se para a própria tarefa de revisão do aluno”.
Observando a correção realizada pelo professor na redação do texto, assinale a alternativa em que há a CORRETA classificação para a correção realizada pelo professor.
Disciplina:
Pedagogia
Leia, a seguir, a manchete de uma matéria publicada em 2019, no site de notícias G1:
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego Acesso em: 20 jan.2024.
A manchete representa que concepção de escrita para a sociedade e para o mundo do trabalho?
Disciplina:
Pedagogia
A seguir, é reproduzida uma orientação de atividade escolar extraída de um artigo científico escrito pelos pesquisadores Ciavolella e Menegassi (2021, p.774).
Analisando os comandos da atividade, percebe-se que ela se baseia, de maneira geral, numa concepção de
Analisando os comandos da atividade, percebe-se que ela se baseia, de maneira geral, numa concepção de
Disciplina:
Pedagogia
Em uma aula sobre o gênero resumo acadêmico, o professor de português discute com seus alunos do 9º Ano alguns resumos de trabalhos publicados em uma conferência climática nacional ocorrida já em 2024.
Que temas contemporâneos transversais podem ser prioritariamente abordados a partir dessa situação didática para que sejam bem aproveitados o gênero textual, a temática e o evento discursivo?
Que temas contemporâneos transversais podem ser prioritariamente abordados a partir dessa situação didática para que sejam bem aproveitados o gênero textual, a temática e o evento discursivo?