Questões de Concurso
Filtrar
101 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 21
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Em uma pesquisa sobre o trabalho com os temas transversais no ensino de português, Torres e Nogueira (2015) colhem alguns depoimentos de professores para fazerem suas análises.
Dois desses relatos são reproduzidos a seguir:
Como o tema mais trabalhado é “o meio ambiente”, geralmente, avalio em debates ou seminários. Porque é melhor para avaliar como os alunos “internalizam” o tema, as opiniões apresentadas, e se foram capazes de formular suas próprias opiniões.
Eu avalio de forma positiva quanto a formação do educando, pois leva a refletir sobre o conteúdo aplicado. Os instrumentos avaliativos utilizados são por meio de seminários, debates e conversa dialogada.
Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/ Acesso em: 20 jan.24.
Compreendendo esses relatos, pode-se afirmar que a preferência dos dois professores é trabalhar os temas transversais por meio de práticas de
Dois desses relatos são reproduzidos a seguir:
Como o tema mais trabalhado é “o meio ambiente”, geralmente, avalio em debates ou seminários. Porque é melhor para avaliar como os alunos “internalizam” o tema, as opiniões apresentadas, e se foram capazes de formular suas próprias opiniões.
Eu avalio de forma positiva quanto a formação do educando, pois leva a refletir sobre o conteúdo aplicado. Os instrumentos avaliativos utilizados são por meio de seminários, debates e conversa dialogada.
Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/ Acesso em: 20 jan.24.
Compreendendo esses relatos, pode-se afirmar que a preferência dos dois professores é trabalhar os temas transversais por meio de práticas de
Disciplina:
Pedagogia
Na era das tecnologias digitais da informação e da comunicação, novas preocupações surgem para o trabalho do professor de português com as práticas de leitura.
Um conteúdo de leitura que ganha grande relevância nesse cenário contemporâneo, na aula de língua portuguesa, é o/a
Um conteúdo de leitura que ganha grande relevância nesse cenário contemporâneo, na aula de língua portuguesa, é o/a
Disciplina:
Pedagogia
Na obra Portos de passagem (2017[1991], p.85), João Wanderley Geraldi explica que “A história da educação, como toda a história, recupera avanços e recuos, perceptíveis como tais somente ao olhar contemporâneo”. A partir, então, de uma visão contemporânea das práticas de linguagem, que proposta de ensino possibilitou à disciplina Língua Portuguesa um trabalho mais específico com a leitura e escrita de textos em linguagem digital?
Disciplina:
Pedagogia
Na internet, encontramos diversos conteúdos que auxiliam os professores de português a prepararem suas aulas. Observe, a seguir, um desses materiais, voltado para o ensino da produção escrita.
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/53198839341264027/ Acesso em: 20 jan.24.
A partir das orientações para o ensino de língua portuguesa que defendem uma visão sociointeracional das práticas de linguagem, o que se pode afirmar a respeito de uma aula que utiliza essa “introdução coringa” para ensinar a escrever?
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/53198839341264027/ Acesso em: 20 jan.24.
A partir das orientações para o ensino de língua portuguesa que defendem uma visão sociointeracional das práticas de linguagem, o que se pode afirmar a respeito de uma aula que utiliza essa “introdução coringa” para ensinar a escrever?
Disciplina:
Pedagogia
No que se refere às práticas de ensino da oralidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental, tomamos o caso de uma aula de português que explore as múltiplas tradições orais e seus gêneros, observando o surgimento de textos falados e as práticas que possibilitam sua perpetuação.
Qual objeto de conhecimento das práticas de oralidade é, então, contemplado de maneira central nessa aula?
Qual objeto de conhecimento das práticas de oralidade é, então, contemplado de maneira central nessa aula?