Questões de Concurso
Filtrar
88 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 18
Questões por página:
Relativamente aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quanto à utilização de recursos computacionais nas aulas de Matemática, são relacionadas abaixo algumas finalidades em que tais recursos podem ser aplicados.
I Como fonte de informação, poderoso recurso para alimentar o processo de ensino e aprendizagem.
II Como auxiliar no processo de construção de conhecimento.
III Como meio para desenvolver autonomia pelo uso de softwares que possibilitem pensar, refletir e criar soluções.
IV Como ferramenta para realizar determinadas atividades, uso de planilhas eletrônicas, processadores de texto, banco de dados, etc.
Das finalidades acima estão corretas:
A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quanto à resolução de problemas, como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, são relacionados abaixo alguns princípios.
I A situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática e não a definição.
II A resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem.
III Um conceito matemático se constrói articulado com outros conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações.
Dos princípios acima:
I. A matemática é uma ciência viva, não apenas no cotidiano dos cidadãos, mas também nas universidades e centros de pesquisas, onde se verifica, hoje, uma impressionante produção de novos conhecimentos, de acordo com o texto.
II. Uma das forças quem impulsiona o trabalho em matemática é a especulação pura, a busca de respostas a questões geradas no próprio edifício da matemática, de acordo com o texto.
III. O texto afirma que a matemática se caracteriza como uma forma de compreender e atuar no mundo. O conhecimento gerado nessa área do saber é um fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA: