Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


Considere o seguinte problema: Carla tinha alguns doces e, após ganhar um jogo, ela ganhou mais 2 doces. Agora Carla possui 12 doces. Quantos doces ela tinha antes de vencer o jogo? O problema apresentado é chamado “problema inverso” porque a situação descrita no problema envolve um esquema de ação, mas a solução exige a aplicação do esquema inverso.

Julgue o item que se segue.


A aprendizagem da Matemática não consiste apenas em desenvolver habilidades, como calcular e resolver problemas ou fixar conceitos para a memorização, mas trata-se também de criar estratégias que possibilitam ao aluno atribuir sentido e construir significado às ideias matemáticas de modo a ser capaz de interagir com o mundo ao seu redor.

mostrar texto associado
A Matemática não resolve apenas os problemas do dia a dia e suas questões internas, mas é também um poderoso instrumento que nos auxilia a compreender os outros campos do conhecimento. Por isso, é importante que, no ensino dessa disciplina, fique bem claro para o aluno a relação existente entre um conceito e outro
mostrar texto associado
Alguns conceitos trabalhados em Matemática não têm relação direta com problemas do cotidiano. Eles exercem, entretanto, papel fundamental para o desenvolvimento de outros conceitos que explicam a realidade imediata. Há muitas situações do cotidiano, por exemplo, que são resolvidas com a aplicação do conceito de máximo divisor comum, como alguns problemas envolvendo figuras geométricas e construção civil.

Julgue o item subsequente.


O significado da atividade matemática para o aluno também resulta das conexões que ele estabelece entre os diferentes temas matemáticos e também entre estes e as demais áreas do conhecimento e as situações do cotidiano.