Filtrar


Questões por página:

Julgue o item subsequente.


O período em que a criança está cursando o Ensino Fundamental é caracterizado pela curiosidade e pela criatividade, e os futuros professores devem ser preparados para saber aproveitar este momento para a aprendizagem da matemática. Em outras palavras, o futuro professor deve aprender a planejar e colocar em prática algumas atividades que conduzam os educandos a uma construção efetiva dos conceitos matemáticos.

Julgue o item que se segue.


Na perspectiva de alguns professores, o ensino da Geometria deveria começar desde cedo e continuar, de forma apropriada, através de todo o currículo de Matemática. Esse pensamento se sustenta porque a criança, desde a Educação Infantil, já manipula objetos, classificando-os como os que rolam, os que se pode empilhar, os que encaixam etc. Assim, já é possível introduzir conceitos sobre as figuras planas, como os triângulos, os círculos, os cones e os quadrados; e as figuras espaciais, como as pirâmides, as esferas e os tetraedros.

Julgue o item que se segue.


Considere o seguinte problema: Carla tinha alguns doces e, após ganhar um jogo, ela ganhou mais 2 doces. Agora Carla possui 12 doces. Quantos doces ela tinha antes de vencer o jogo? O problema apresentado é chamado “problema inverso” porque a situação descrita no problema envolve um esquema de ação, mas a solução exige a aplicação do esquema inverso.

Julgue o item que se segue.


A aprendizagem da Matemática não consiste apenas em desenvolver habilidades, como calcular e resolver problemas ou fixar conceitos para a memorização, mas trata-se também de criar estratégias que possibilitam ao aluno atribuir sentido e construir significado às ideias matemáticas de modo a ser capaz de interagir com o mundo ao seu redor.

mostrar texto associado
A Matemática não resolve apenas os problemas do dia a dia e suas questões internas, mas é também um poderoso instrumento que nos auxilia a compreender os outros campos do conhecimento. Por isso, é importante que, no ensino dessa disciplina, fique bem claro para o aluno a relação existente entre um conceito e outro