Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Alguns conceitos trabalhados em Matemática não têm relação direta com problemas do cotidiano. Eles exercem, entretanto, papel fundamental para o desenvolvimento de outros conceitos que explicam a realidade imediata. Há muitas situações do cotidiano, por exemplo, que são resolvidas com a aplicação do conceito de máximo divisor comum, como alguns problemas envolvendo figuras geométricas e construção civil.

Julgue o item subsequente.


O significado da atividade matemática para o aluno também resulta das conexões que ele estabelece entre os diferentes temas matemáticos e também entre estes e as demais áreas do conhecimento e as situações do cotidiano.

Julgue o item subsequente.


Tradicionalmente, a prática mais frequente no ensino de Matemática tem sido aquela em que o professor apresenta o conteúdo oralmente, partindo de definições, exemplos, demonstração de propriedades, seguidos de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicação, e pressupõe que o aluno aprenda pela reprodução. Nesse modelo de ensino, considera-se que uma reprodução correta é evidência de que ocorreu a aprendizagem.

Julgue o item subsequente.


Para desempenhar seu papel de mediador entre o conhecimento matemático e o aluno, o professor precisa ter um sólido conhecimento dos conceitos e procedimentos dessa área e uma concepção de Matemática como ciência que não trata de verdades infalíveis e imutáveis, mas como ciência dinâmica, sempre aberta à incorporação de novos conhecimentos.

Julgue o item subsequente.


Os gregos foram os maiores influenciadores para o crescimento da área matemática no Universo. Foi nesse período que o sistema sexagesimal e o calendário baseado nos ciclos da luz foram desenvolvidos.