Filtrar


Questões por página:

Julgue o item subsequente.


As necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam capacidades de natureza prática para lidar com a atividade matemática, o que lhes permite reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões. Quando essa capacidade é potencializada pela escola, a aprendizagem apresenta melhor resultado.

Julgue o item subsequente.


Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e em especial o PCN de Matemática, é fundamental que o professor tenha clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, busque sempre a formação continuada, o que fortalece as escolhas pedagógicas, bem como torna claro o saber único e incontestável do professor de Matemática, e que, portanto, ao aluno cabe apreender os conteúdos e exercícios realizados em sala e como atividades para casa.

Com base na BNCC, são competências específicas de matemática para o ensino fundamental:
I) Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
II) Utilizar processos e ferramentas matemáticas, exceto tecnologias digitais, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
III) Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
Para a construção do conceito de número, não basta a apresentação dos símbolos e da nomenclatura, como ainda trazem alguns livros didáticos e nem a apresentação de um algarismo de cada vez em uma sequência repetitiva de atividades. O número é um dos atributos de uma coleção de coisas e coleções podem ser caracterizadas pelo tipo de objetos, observando-se, assim, a importância da primeira e mais simples operação lógica da mente que consiste em separar objetos, pessoas, fatos, ideias em classes ou grupos, tendo por critério uma ou mais características comuns. Essa operação lógica é chamada de
O desenvolvimento do processo de construção do número pela criança possui estreita conexão com a seriação que permite o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e a compreensão do sistema numérico. Observe a atividade de seriação a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


https://wordwall.net/pt-br/community/seria%C3%A7%C3%A3o-de-grupo


Pode-se concluir que a seriação consiste em