Filtrar


Questões por página:
“Os problemas constituem a essência e o dinamismo da matemática.”
Acerca da resolução de problemas
, é INCORRETO afirmar que
A educação matemática está constantemente evoluindo para atender às necessidades dos alunos e prepará-los para um mundo em constante mudança. Entre as tendências em educação matemática largamente discutidas nas últimas duas décadas, destaca-se aquela que pode ser traduzida como um forma de abstração e generalização com a finalidade de previsão de tendências que consiste, essencialmente, na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos, cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual; é o processo de representar problemas do mundo real em termos matemáticos. O trecho trata-se de:

Sobre o processo de avaliação em matemática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


( ) O erro na resolução de um problema ou em uma avaliação deve ser encarado como uma oportunidade ideal de revisão de conceitos e estratégias de solução.

( ) O professor deve buscar selecionar e registrar situações e procedimentos que possam ser avaliados de modo a contribuir efetivamente para o crescimento do aluno.

( ) O professor deve incentivar e abrir espaço para que os alunos exponham, oral ou de forma escrita, suas observações, suas dificuldades e seus relatos sobre as atividades e conteúdos trabalhados.

A sequência está correta em:

De acordo com o CBC de matemática, um dos principais objetivos do ensino de matemática, em qualquer nível, é o de desenvolver habilidades para a solução de problemas. O constante desenvolvimento das habilidades para a solução de problemas envolve as seguintes estratégias, que devem tornar-se hábito para o aluno:


I. Estudar casos especiais mais simples usando-os para elaborar estratégias de resolução de casos mais complexos ou gerais.

II. Usar figuras, diagramas e gráficos, tanto de forma analítica quanto intuitiva.

III. Perceber padrões em situações aparentemente diversas.

IV. Fazer uso do método de tentativa e erro, elaborando novas estratégias de solução a partir da análise crítica dos erros.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Segundo Lerner (1995), em A matemática na escola – aqui e agora, “A maioria dos estudantes não consegue relacionar os cálculos que realiza em sua vida cotidiana com o conjunto de regras que na escola chamam matemática, as quais são mais ou menos arbitrárias e muitas vezes incompreensíveis. Além disso, as inovações pedagógicas que enfatizam a operação intelectual da criança no lugar da reprodução de mecanismos isolados não parecem refletir-se ainda na aprendizagem da matemática; assim, muitas crianças