Filtrar


Questões por página:

    O assistente social na contemporaneidade, conforme Iamamoto (2007), convive com a tensão entre a direção social e política assumida como propósito do seu trabalho profissional e a sua condição de trabalhador assalariado, dependente do contrato de trabalho do empregador e dos revezes estruturais do capital.

Marilda Vilela Iamamoto. Serviço Social em tempo de fetiche: capital
financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007

Diante dessa contradição, é correto afirmar que o assistente social

A respeito dos mecanismos de acompanhamento das situações de absenteísmo no trabalho, as requisições feitas pelos empregadores gravitam numa órbita política e ideológica diferente daquela que é construída a partir do projeto ético-político.

Estas duas lógicas estão apoiadas nas seguintes perspectivas:
Com relação à intervenção do Assistente Sociail nas relações de trabalho, analise as afirmativas a seguir.

I. Ocorre a partir da demanda, por parte dos empregadores, de neutralização das tensões inerentes às relações entre capital e trabalho.
II. É acionada no desenvolvimento de programas voltados para a qualidade de vida do trabalhador.
III. Trata-se de um campo isento de contradições.

Assinale:
As respostas profissionais são forjadas a partir das demandas contraditórias apresentadas pelos sujeitos sociais e mediadas pelas dinâmicas institucionais no âmbito das políticas sociais. Assinale a alternativa que indica as duas esferas em cujo campo de interseção atuará o Assistente Social.
O Serviço Social é uma resposta institucionalizada a determinadas necessidades sociais. Identifica-se no debate contemporâneo, um consenso em relação ao fato de que a profissão atua nos processos de reprodução material e espiritual da força de trabalho a partir do exercício de funções inscritas, predominantemente, nos terrenos