Filtrar


Questões por página:
Considerando a dimensão investigativa e os processos de planejamento e de intervenção profissional dos(as) assistentes sociais, julgue os itens que se seguem.

I A dimensão investigativa deve ser definida pelos(as) assistentes sociais como uma postura profissional em caráter restrito.
II As competências profissionais do serviço social contam com grande influência do ato de investigar, elemento intrínseco da própria intervenção profissional.
III A dimensão investigativa incita o estabelecimento de elementos estruturantes para o(a) assistente social pensar e repensar a atuação profissional dele(a).

Assinale a opção correta.
A respeito da ação investigativa e da dimensão investigativa, assinale a opção correta.
A intervenção do Assistente Social deve ser pautada por três dimensões: I. A primeira dimensão se refere à capacidade de apreensão do método e das teorias e sua relação com a prática na ação profissional. II. A segunda se relaciona aos objetivos e finalidades das ações do assistente social e os princípios e valores humano-genéricos que os guiam. III. A terceira faz alusão à capacidade de o profissional articular meios e instrumentos para materializar os objetivos Conforme a ordem estabelecida no texto e o conceito da autora Yolanda Guerra (2012), é CORRETO afirmar que a primeira, segunda e terceira dimensão são respectivamente:
Para que o Assistente Social possa desenvolver o seu trabalho numa esfera estatal, em suas diferentes instâncias de poder, na perspectiva de ampliação da esfera pública de direitos, em um difícil contexto que vem interpelando o Serviço Social frente às manifestações e expressões da questão social, resultantes das transformações do capitalismo contemporâneo, é necessário que o profissional tenha clareza dos elementos fundamentais deste cenário. Portanto os referidos elementos envolvem:
A sistematização da prática profissional está relacionada a dois tipos de entendimento do Serviço Social: primeiro, “como profissão cujo fundamento elementar é um espaço sócio-ocupacional circunscrito pela divisão social do trabalho própria da sociedade burguesa consolidada e madura”; o segundo, “como profissão cujo fundamento elementar é um corpus teórico e metodológico particular e autônomo”. Na primeira alternativa, a sistematização (da prática) aparece como uma dupla requisição: de uma parte, é a condição para otimizar a própria intervenção prática, organizando e generalizando a experiência dos assistentes sociais e cristalizando pautas de procedimento profissional, reconhecidas como tais e transmissíveis via formação institucional; de outra, e fundamentalmente, é o passo compulsório para a fundação profissional, viabilizando o “recorte” de um “objeto” em função do qual a elaboração teórica desenvolveria o seu movimento de constituição de um saber específico. Desta forma, é CORRETO afirmar que: