Filtrar


Questões por página:
As imposições sociais, econômicas e políticas, os mecanismos institucionais e os processos relacionais podem produzir ofensas à dignidade humana e às condições de vida dos indivíduos e grupos sociais, tornando-os vulneráveis. Nessa perspectiva, a vulnerabilidade pode ser estrutural, conjuntural ou relacional e diz respeito à exposição ao risco pessoal ou social. Já pobreza e vulnerabilidade são universos cujas concepções revelam visões e abordagens diferenciadas. Sendo assim, o enfoque monetário da pobreza concentra-se nos resultados produzidos pelo sistema, enquanto que a concepção de vulnerabilidade que lida com a queda do bem estar e com os riscos orienta-se para

Acerca dos desafios da atuação profissional do assistente social, julgue o item que se segue.


Compreender a contemporaneidade é ir além do serviço social, ou seja, é romper com uma visão endógena do serviço social, com práticas voltadas para um único aspecto e imediatistas.

Acerca dos desafios da atuação profissional do assistente social, julgue o item que se segue.


A realidade apresenta aos assistentes sociais alternativas que são automaticamente transformadas em possibilidades efetivas e reais de intervenção, as quais constituem as estratégias contemporâneas das mediações profissionais.

Acerca dos desafios da atuação profissional do assistente social, julgue o item que se segue.


É necessário decifrar a realidade na dinamicidade em que ela se apresenta e construir propostas de intervenção e atuação que, de fato, possam garantir a efetividade dos direitos sociais, para que se forme, assim, um profissional não apenas executivo, mas também propositivo e criativo em suas intervenções e mediações.

O Serviço Social é regulamentado como uma profissão liberal e o assistente social dispõe de relativa autonomia na condução do exercício profissional e tornam-se necessários estatutos legais e éticos que regulamentem socialmente essa atividade. Sobre o significado da profissão e a relativa autonomia profissional do assistente social, segundo Iamamoto (2008), é INCORRETO afirmar que: