Filtrar


Questões por página:
Certamente ocorrerá com diminuição de energia livre de Gibbs, ΔG, , e portanto será espontânea em determinada temperatura T, uma transformação química que apresente]

O eletrodo padrão de hidrogênio (EPH) é usado como eletrodo de referência para determinar os potenciais relativos de oxidação e de redução de vários outros sistemas. Infelizmente, devido à sua complexidade de operação, o EPH não é usado comumente nos laboratórios. Em potenciometria, usa-se, por exemplo, o eletrodo de referência saturado de calomelano (ESC), cujo potencial padrão de redução (versus EPH) é +0,241 V.

O potencial de um sistema contendo um eletrodo de Cu 2+(1 mol L-1 ) \ Cu(s) e um ESC é igual a

Dado: EoRed (Cu2+\Cu) = +0,339 V versus EPH.

Considere uma pilha eletroquímica representada por Cu(s)/Cu2+ (aq)//Ag+ (aq)/Ag(s). Essa notação indica que

A corrosão externa é uma das grandes causas de vazamento em tubulações e reservatórios. Pinturas e revestimentos ajudam a minimizar esse desgaste. A galvanização consiste em uma proteção eficiente para tubulações de aço, onde uma camada de zinco é aplicada sobre a superfície da liga metálica. Essa camada atua como uma barreira, minimizando a ação da água e do oxigênio sobre o aço.

Sobre a galvanização, afirma-se que

A corrosão é resultado da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. A formação da ferrugem se caracteriza por ser um processo de corrosão do ferro, onde os átomos de ferro sofrem oxidação, perdendo elétrons. A aplicação de uma camada de outro metal sobre o ferro o protege da oxidação.

Considere as reações de redução e os respectivos potenciais apresentados a seguir.



O elemento que seria útil para a proteção do ferro é o