Filtrar


Questões por página:

Um engenheiro que trabalha com CFTV precisa ligar uma câmera de vídeo, que apresenta impedância de 50 ohms, com um par trançado de 100 ohms, visando a economizar, pois um cabo coaxial de 50 ohms é bem mais caro que par trançado de 100 ohms. Para fazer esta ligação com a melhor transferência de energia, ele utiliza um transformador, com N1 espiras no lado da câmera e N2 espiras no lado do par trançado.


A relação de espiras (N1/N2), para garantir a melhor transferência de energia, deve ser

Questão Anulada

Considere um gerador com conexão estrela aterrado, que deve ser conectado ao Sistema Elétrico de Potência, por meio de um transformador elevador ligado com conexão delta-estrela aterrado, como mostrado na Figura. Suponha que durante a conexão, ocorre um curto-circuito trifásico na barra 2. O Sistema Elétrico de Potência apresenta uma potência de curto-circuito da ordem de 500 MVA.

 

A tensão na barra 2, instantes antes da ocorrência da falta é igual a 1 pu. Os dados do gerador e transformador, referidos à base de 100 MVA e tensões nominais, são : Gerador com reatância subtransitória igual a 0,5 pu; Transformador com reatância igual a 0,30 pu, e relação de transformação 20 kV /765 kV.

 

Desta forma, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os valores em pu da corrente de curto-circuito trifásico na barra 2 e a contribuição de corrente advinda do sistema elétrico.

Considere as seguintes informações sobre um transformador trifásico: reatância de dispersão igual a 20%,500 MVA,138 kV / 300 kV. Supondo-se que os valores de base do sistema, no lado de maior tensão, sejam 600 kV e 1000 MVA, determine o valor por unidade da reatância do transformador na base do sistema.
Um transformador de corrente é utilizado na saída de um cabo de alimentação para reduzir a corrente elétrica a um valor seguro que possa ser medido por um amperímetro analógico. Possui como característica uma relação de transformação nominal (relação entre o número de espiras do secundário para o número de espiras do primário) igual a 240 e um fator de correção de relação dado por FCR=1,025. Com base nessas informações e assumindo-se que o amperímetro registre uma corrente RMS igual a 7,0 A, é correto afirmar que o valor da corrente, em RMS, através do cabo de alimentação, estará compreendido entre:


O esquema proposto para o transformador representado na figura acima é uma ligação