Filtrar


Questões por página:
Sobre a personalidade padrão passivo-agressiva descrita por Dalgalarrondo (2019), é CORRETO afirmar que:
Sobre os transtornos de personalidade (CID 10 / DSM IV / DALGALARRONDO, 2008), correlacione a primeira coluna com a segunda, numerando os parênteses:


1 Borderline
2 Esquizotípica
3 Anancástica
4 Ansiosa
5 Esquizoide


( ) “Ideais e crenças estranhas e de autorreferência Desconforto nas relações interpessoais. Pensamento muito vago e excessivamente metafórico Aparência física excêntrica.”
( ) “Dificuldade em descontrair-se. Preocupa-se facilmente. Teme situações novas. Atento a si próprio. Muito sensível à rejeição. Extremamente inseguro.”
( ) “Rígido, metódico, minucioso. Não tolera variações ou improvisações. Perfeccionista e escrupuloso. Muito convencional, segue rigorosamente as regras. Controlador (dos outros e de si). Indeciso.”
( ) “Frio (indiferente). Distante, sem relações íntimas. Esquisito (estranho). Vive no seu próprio mundo. Solitário (isola-se). Não se emociona (imperturbável).”
( ) “Relações pessoais muito instáveis. Atos autolesivos repetitivos. Humor muito instável. Impulsivo e explosivo. Graves problemas de identidade. Sentimentos intensos de vazio e aborrecimento crônico.”

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
(Concurso Milagres/2018) De acordo com o DSM-5 todas as afirmativas dizem respeito a transtornos de personalidade, EXCETO:
“Geralmente as pessoas com transtornos de personalidade pensam e se comportam de um modo que causa sofrimento para si mesma e para as pessoas que se preocupam com elas.” (Barlow D. H. e Durand V. M.2008.)
Existem grupos ou conjuntos principais de transtornos da personalidade, que geralmente principiam na infância. Em relação a estes grupos, analise as afirmativas a seguir.
I. O grupo A desrespeita os transtornos de personalidade singular ou excêntricos sendo os transtornos de personalidade do tipo esquizoide e esquizotípica caracterizada principalmente por desconfiança e comportamento estranho. II. O grupo B desrespeita os transtornos de personalidades antissocial e limítrofe, sendo as principais características o perfil de pessoa exagerado, emotivo ou imprevisível. III. O grupo C desrespeita os transtornos de personalidades dependente e obsessivo-compulsiva; geralmente são pessoas que apresentam necessidade recorrente de receber cuidados e fixação em detalhes.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Segundo Cordiolli (1998), os transtornos do controle dos impulsos estão entre as patologias menos estudadas na psiquiatria. Porém, dados atuais mostram o crescimento de sua prevalência, incluindo novos diagnósticos. Isso provavelmente está ocorrendo devido a mudanças sociais e culturais decorrentes do próprio desenvolvimento do homem e das tecnologias. O prejuízo para o indivíduo e a sociedade é conhecido e significativo.


São conhecidos como transtornos do controle dos impulsos: