Filtrar


Questões por página:
Após ter caído de bicicleta, um paciente de 12 anos de idade chega para ser atendido pelo cirurgião-dentista e relata o trauma ocorrido. Após a avalição minuciosa do caso, nota-se que o incisivo central superior sofreu luxação com deslocamento vestibular. O caso clínico supracitado descreve uma injúria traumática de:
Sobre a Fratura Le Fort II, é correto afirmar que:
Os traumatismos dentários dentoalveolares, causados por acidentes domésticos, esportivos, de trabalho ou de trânsito, como também por brincadeiras, atos de violência e outras situações não especificadas, são comuns. A conduta terapêutica diante dessas situações exige habilidade diagnóstica para a preservação do elemento dental e sua integridade. Quanto ao tipo de fratura e a conduta clínica, assinale a alternativa correta.
A terapia pulpar em dentes decíduos tem como objetivos a preservação do tecido periapical, a eliminação dos microrganismos e a descontaminação dos canais radiculares para evitar reinfecção subsequente (FREITAS et al.2020). Diante da importância da manutenção dos dentes decíduos nos arcos dentais, assinale a alternativa correta sobre o tratamento endodôntico desses dentes.

Paciente de 12 anos de idade, sexo masculino, sofreu um acidente de bicicleta e foi levado primeiro ao hospital e depois à clinica odontológica, cerca de 9 horas após o acidente. A criança apresentava hematomas lábio-nasais e maxilares, laceração da mucosa labial e gengival na região maxilar superior, com luxação e hipermobilidade dos incisivos centrais. No exame radiográfico detectou-se fratura do tecido ósseo vestibular, porém não houve fratura da raiz dos incisivos, apenas o deslocamento das raízes para vestibular e, consequentemente, a projeção das coroas para palatino. A sequência correta de procedimentos para a manutenção da integridade dos dentes incisivos centrais, em função e estética, é