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“À medida que a importância da saúde pessoal e do gerenciamento do estresse foi sendo reconhecida, os psicólogos organizacionais começaram a estudar a contribuição do trabalho para a higidez e para as doenças individuais.”

(Ilgen,1990.)

Com uma força de trabalho mais afluente e com nível de instrução mais alto e os crescentes custos da substituição de empregados licenciados ou demitidos, a satisfação e a motivação no trabalho se tornaram mais importantes. Os psicólogos I/O agora estudam a vida dos trabalhadores fora do trabalho (Zedeck & Mosier,1990) e de que maneira esse aspecto afeta sua vida no trabalho. Reduções da lealdade organizacional entre os empregados deram origem a pesquisas sobre o compromisso organizacional. Analise os principais tópicos de estudo da psicologia I/O atual.


I. Questões legais e sociais, tais como decisões judiciais, padrões de segurança e emprego justo.

II. Recrutamento e retenção de empregados, juntamente com o estudo das necessidades futuras de recursos humanos.

III. Análise das necessidades de treinamento e avaliação dos programas de treinamento.

IV. Cultura organizacional (a “personalidade” da organização).

V. Forma física, saúde e estresse.

VI. Efeito de novas tecnologias sobre o local de trabalho e sobre os empregados.

VII. Necessidades futuras e desafios enfrentados pelas organizações.

VIII.Internacionalização e crescente diversidade do local de trabalho.


Estão corretas as alternativas

Na sua atuação profissional, o psicólogo organizacional pode desempenhar vários papéis, dentre os quais destaca-se o de facilitador de
No que se refere a gestão de pessoas, uma das funções do psicólogo é o treinamento. Quanto a essa função é correto afirmar que
Sobre o Desenvolvimento organizacional, é corretor afirmar que:

A respeito das equipes de trabalho e da gestão de conflitos, julgue o próximo item.


O trabalho em equipe, o planejamento de recursos humanos, a gestão por competências, a capacitação continuada e a avaliação de desempenho têm se tornado cada vez mais frequentes nas diversas esferas do serviço público, o que exige da gestão de pessoas uma atuação com mais transparência e com mais controle de recursos.