Filtrar


Questões por página:

O clima urbano é um sistema que abrange o clima de um dado espaço terrestre e sua urbanização. Dadas as afirmativas com relação aos princípios de adequação das edificações e do espaço urbano às exigências bioclimáticas que envolvem a compreensão do clima urbano,

I. A percepção do conforto térmico é o aspecto do clima urbano mais importante para o bem-estar e a qualidade ambiental. II. A edificação rural é o local de maior desperdício de recursos energéticos naturais. III. Os hábitos de consumo e de uso dos equipamentos urbanos implicam diretamente na qualidade do clima urbano. IV. A implantação de uma edificação escolar impacta na percepção de precipitações. V. A forma e a posição da edificação são mais importantes que a distância percorrida pelo vento sobre a cidade na configuração do microclima urbano.

verifica-se que estão corretas apenas

De acordo com a Lei nº 11.445/2007, com o objetivo de tutelar o meio ambiente e a saúde pública, saneamento básico é definido como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de:
Para a avaliação de um espaço público, foi elaborada uma metodologia com quatro vetores referentes ao espaço:
I. manutenção pelo órgão público responsável. II. utilização da população. III. uso inadequado. IV. condições climáticas.
O resultado está na tabela abaixo:


Admitindo-se como aceitável uma menção de no mínimo SETE, a nota do vetor III deve ser:
Ao se analisar a circulação viária, deve-se levar em consideração o fato de que os diversos ambientes e tipos de vias oferecem condições operacionais diferentes de utilização. Para uma localidade, relacione os tipos de vias apresentados na coluna da esquerda, com as respectivas quantidades apresentadas na coluna direita.
I- Coletora K- 32 vias II- Marginal X- 275 vias III- Perimetral Y- 75 vias IV- Rodovia Z- 13 vias
A relação correta é:
O desenho urbano constituiu um processo que dá forma a uma cidade, que pode ser consciente, inconsciente ou híbrido.
O plano piloto de Brasília, cidade de São Paulo e comunidade oriunda de ocupação ilegal ao longo do tempo, são, respectivamente, exemplos de desenho urbano: