Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Arquitetura

Assunto:

Uso e Ocupação do Solo

Questões por página:

Sobre o Parcelamento do Solo Urbano, analise as afirmativas a seguir.


I. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão estabelecer normas complementares relativas ao parcelamento do solo municipal para adequar o previsto nessa Lei às peculiaridades regionais e locais.

II. Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes

III. Considera-se desmembramento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique abertura de novas vias e logradouros públicos, nem prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

IV. Não será permitido o parcelamento do solo em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, mesmo que tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas.

V. A infraestrutura básica dos parcelamentos é constituída pelos equipamentos urbanos de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica pública e domiciliar e vias de circulação.


Marque a alternativa CORRETA sobre o parcelamento do solo urbano:

A legislação arquitetônica e urbanística é essencial para o desenvolvimento das cidades, garantindo a organização do espaço urbano e a qualidade de vida dos cidadãos. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

Julgue o próximo item, quanto a normas e conceitos que regulam o desenho urbano.


O dimensionamento da quantidade de equipamentos urbanos, como escolas, postos de saúde e postos policiais, é realizado de acordo com a dimensão do território urbano.

No que se refere a projeto e gestão de cidades, julgue o item a seguir.


O funcionamento das relações sociais, ambientais e econômicas das cidades depende de diretrizes e regras de como ocupar o solo.

De acordo com a Norma ABNT NBR 12267/1992, as três partes que constituem o Plano Diretor são: