Filtrar


Questões por página:
A cinética da reação de brometo de benzila com benzilamina foi estudada por Ravi e colaboradores. Os autores verificaram que a reação é de primeira ordem com respeito a cada reagente. A reação é esquematizada a seguir: Em um experimento conduzido a 298 K, com excesso de benzilamina, o perfil de decaimento do brometo de benzila foi registrado, sendo apresentado na figura a seguir.

Nessas condições, o tempo (em minutos) em que a concentração de brometo de benzila terá sido reduzida à 1/8 da concentração inicial é de

Para determinar a equação de velocidade correspondente a um dado mecanismo, são feitos os seguintes passos:


01. Localizar a etapa lenta no mecanismo. A velocidade da reação global será a velocidade desta etapa.

02. Escrever a equação de velocidade para a etapa lenta. Para isso, é notado que o expoente de um reagente na equação de velocidade para uma etapa é seu coeficiente na equação para essa etapa.

03. Se a equação de velocidade obtida em 02 contiver um intermediário instável, o termo dessa espécie deve ser eliminado. Frequentemente, isto pode ser feito trabalhando-se com a constante de equilíbrio para uma etapa rápida no mecanismo.


De acordo com as informações anteriores, assinale a alternativa que corresponde aos passos para a determinação da equação de velocidade.

O diagrama abaixo representa a variação de energia durante a reação: A ⇆ B. Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta para preenchimento das lacunas: ( ) corresponde à entalpia da reação direta ( ) corresponde à energia de ativação da reação direta ( ) corresponde à entalpia da reação inversa ( ) corresponde à energia de ativação da reação inversa
Assinale a alternativa correta:
A reação: (CH3)3CCl + OH- → (CH3)3COH + Cl- foi estudada em solução aquosa e o mecanismo proposto é: (CH3)3CCl → (CCH3)3C+ + Cl- (etapa lenta, constante de velocidade = k1) (CH3)3C+ + OH- → (CH3)3COH (etapa rápida, constante de velocidade = k2) Para esse processo podemos afirmar que:
Considere a reação C4H9Br(aq) + OH- (aq) → C4H9OH(aq) + Br- (aq) e o fato de que em determinado experimento quando a concentração de 2-bromo-2-metilpropano, C4H9Br, foi dobrada, a velocidade da reação aumentou por um fator de 2 e que quando as concentrações de C4H9Br e OH- foram dobradas simultaneamente, o aumento da velocidade foi o mesmo, um fator de 2. Após analisar as afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta. I. Um solvente polar aprótico favoreceria a reação. II. O mecanismo de reação corresponde a uma substituição nucleofílica bimolecular. III. Nesse tipo de reação não há a formação de intermediário. IV. Não é possível a formação de isômeros como produtos nessa reação. V. A reação é de 1ª ordem em relação a C4H9Br, ordem 0 em relação a OH- e ordem global 1.
Assinale a alternativa correta: