Filtrar


Questões por página:
Quando estudamos sobre a cinética química (velocidade das reações) o estudo do mecanismo de reação é imprescindível, visto que os químicos descobriram que uma reação química geralmente não se realiza em uma única etapa. Desta forma, podemos dizer que as várias etapas que podem ocorrer em uma reação denomina-se mecanismo de reação. Sobre isto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A lei de velocidade é a equação matemática que exprime como as concentrações interferem na velocidade de uma reação a uma determinada temperatura.
( ) Só é possível determinarmos a ordem de uma reação somando os expoentes a que se devem elevar as concentrações dos reagentes exclusivamente para se obter a lei de velocidade de reação.
( ) Molecularidade é o número de moléculas que se chocam em cada etapa da reação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Toda reação de combustão (queima) é uma reação que ocorre com liberação de calor conhecida como uma reação exotérmica e ocorre entre uma substância (combustível) e um gás (comburente), tal qual o oxigênio que auxilia no processo de liberação de calor. A queima do propano, como as demais queimas, forma como produto gás carbônica e água. Imaginemos que nessa reação da combustão do propano, tenha produzindo 26,4g de gás carbônico em 10 minutos. Determine a velocidade da reação em número de moles de propano por minuto, bem como equacione corretamente essa reação.
(Dados: C=12; H=1; O=16)
Assinale a alternativa que corresponde a reação de combustão do propano e a velocidade desta reação.
Um experimento de cinética química bastante conhecido é chamado de “reação relógio”. Nele, os íons persulfato reagem com íons iodeto conforme a reação balanceada a seguir.
S2O8 2 – (aq) + 3 I (aq) 2 SO4 2 – (aq) + I3(aq)
A tabela a seguir contém dados experimentais sobre a reação em condições específicas de temperatura e pressão.
Imagem associada para resolução da questão

A partir das informações apresentadas é possível prever que a velocidade (V) do Experimento 4 será
SO2Cl2 sofre decomposição térmica em fase gasosa, formando SO2 e Cl2:
SO2Cl2 (g) → SO2 (g) + Cl2 (g)
A reação é conduzida em reator fechado, de 2,5L, contendo inicialmente 0,05 mol de SO2Cl2, a 600K. Dessa forma, a pressão inicial é de 1atm, totalmente devido ao reagente.
A reação segue cinética de primeira ordem, na qual o tempo de meia-vida, a 600K, é igual a 4,1h.
O tempo no qual a pressão total do sistema terá atingido um aumento de 87,5% é
mostrar texto associado
Uma série de fatores alteram a velocidade de uma reação química. Observe a tabela a seguir, que mostra as condições iniciais usadas em três experimentos diferentes (I, II e III) envolvendo uma mesma reação com dois reagentes (A e B).
Imagem associada para resolução da questão

Os experimentos I, II e III, arrumados em ordem crescente de velocidade reacional, serão descritos por