Questões de Concurso
Filtrar
105 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 21
Questões por página:
Questões por página:
Na presença de situações onde ocorre a violação dos direitos das crianças e adolescentes em forma de negligência, ou seja, quando pais ou outras pessoas da família responsáveis pelo menor deixam de garantir e promover o seu bem estar no que diz respeito às áreas de saúde, educação, desenvolvimento emocional, nutrição, abrigo e segurança, é necessário que o psicólogo, na avaliação desse tipo de violência, considere os seguintes aspectos:
No enfrentamento e medidas de proteção em relação à violência contra mulheres, há a importante lei, Maria da Penha (11.340/2006), que dentre os diferentes tipos de violências, refere à prática de condutas relacionadas com a retenção, subtração, destruição parcial ou total dos seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos. Assinale a alternativa que caracteriza tal prática.
As práticas abusivas que permeiam a infância têm recebido mais atenção quanto à promoção de atuações que possibilitem a proteção dessas vítimas, como é o caso da violência sexual, que é considerada um problema de saúde pública, por atingir um grande número de crianças. Tal violência causa prejuízos significativos no desenvolvimento, podendo gerar consequências futuras, como no âmbito das relações, no aprendizado etc. Para que possam ser realizados trabalhos de avaliação preventiva, esta pode ser caracterizada por
Em relação as práticas de violência contra menores, é fundamental o psicólogo jurídico compreender os diferentes tipos que existem e como as violências se associam. Assinale a alternativa que corresponde à perpetuação de uma transgressão do dever de proteção do adulto. Quando um ato e/ou omissão praticado por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e adolescentes que cause dano físico, sexual e/ou psicológico à vítima.
No âmbito da violência contra as mulheres, sabe-se que, na maioria dos casos e/ou crimes, o agressor é o próprio marido ou companheiro e pode acarretar prejuízos sérios e graves para a mulher. A prática de tal violência, caracterizada por um ciclo contínuo, e envolve