Filtrar


Questões por página:
A poliomielite é uma doença causada por um vírus envelopado que se multiplica inicialmente nas células da garganta e do intestino delgado. Ela pode causar a morte, se os nervos que controlam os músculos do sistema respiratório forem atingidos. Essa doença tem como uma das medidas profiláticas o tratamento de doentes, porém a sua erradicação pode ser feita de forma eficiente através de:

Sobre as formas de transmissão da síndrome da imunodeficiência adquirida, analise as afirmativas a seguir.

I. A mulher contaminada com o vírus pode amamentar tranquilamente, pois não há perigo de transmitir a doença para seu filho.

II. Ao ser perfurada por uma agulha contaminada com o vírus, uma pessoa não adquire a doença e, sim, somente se receber sangue na forma de transfusão.

III. Numa relação sexual a mulher não passa o vírus para o homem, somente ele poderá transmitir para ela através do sêmen contaminado.

IV. Uma mulher grávida, portadora do vírus, ao fazer o uso de medicamentos adequados, diminui muito a chance de transmissão da doença para o seu filho.

V. Objetos que possam entrar em contato com o sangue, como lâmina de barbear, tesoura ou até mesmo instrumentos de tatuagens e acupuntura, podem transmitir o vírus se tiverem sido utilizados em pessoas infectadas.

Estão corretas apenas as afirmativas

“A dengue é um vírus RNA, de filamento único, envelopado e que possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.7. O mosquito adquire o vírus ao se alimentar do sangue de doente que se encontra na fase de viremia, que começa um dia antes do surgimento da febre e vai até o sexto dia de doença. Uma vez infectado o mosquito inocula o vírus junto com a sua saliva ao picar a pessoa sadia.”

(Disponível em: http://revista.fmrp.usp.br/2010/vol43n2/Simp6_Dengue.pdf.)

Portanto, no que se refere à transmissão da dengue, é INCORRETO afirmar que:

Algumas medidas preventivas podem ser adotadas contra infecções respiratórias provocadas por vírus em seres humanos.

Uma dessas medidas é:
O sarampo é uma doença infecciosa grave que foi erradicada no Brasil em 2016, graças a bem-sucedidas campanhas de vacinação massiva da população. A primeira dose da vacina do sarampo deve ser aplicada às crianças com 1 ano de idade, e aos 15 meses as crianças recebem uma dose de reforço. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, nos últimos dois anos a meta de ter 95% da população-alvo vacinada não foi alcançada. Em 2018 ocorreram novos casos de sarampo em 11 estados brasileiros. Atualmente, o Brasil não é mais considerado um país livre do vírus do sarampo. A respeito da vacina do sarampo, é correto afirmar: