Filtrar


Questões por página:

“O Ministério da Saúde informa que não se confirma como peste bubônica o caso no município de São Gonçalo (RJ), pois não atende à definição de caso suspeito, ou seja, o quadro clínico apresentado pela paciente não se enquadra na definição de casos suspeitos para peste bubônica.”

(https://www.metropoles.com/saude/saiba-o-que-e-pestebubonica-paciente-com-doenca-e-confirmada-no-rio)

O agente causador da peste bubônica é classificado no taxon:

As doenças virais são quase sempre transmitidas de planta para planta por invertebrados, como insetos e nematoides. A maioria das doenças virais de plantas é causada por vírus de RNA, como o mosaico do tabaco. Em humanos, há também doenças causadas por vírus de RNA, entre as quais o(a):
Dentro do processo de desinfecção podemos utilizar outras substâncias químicas como, por exemplo, compostos biclorados, fenóis, peróxidos de hidrogênio e compostos iodados. A opção que melhor descreve a aplicação e a ação do composto iodado é:
Conforme a ANVISA, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) é o organismo responsável pelas atribuições relativas ao estabelecimento de normas, análise de risco, definição dos níveis de Biossegurança e classificação de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs). Segundo a CTNBio, os níveis de Biossegurança são classificados em quatro: NB-1 (nível 1 de Biossegurança); NB-2 (nível 2 de Biossegurança); NB-3 (nível 3 de Biossegurança); e NB-4 (nível 4 de Biossegurança). Da mesma forma, os agentes biológicos são classificados como pertentes a 4 classes de risco: Classe de Risco I, Classe de Risco II, Classe de Risco III e Classe de Risco IV. Assinale a alternativa que apresenta organismos da Classe de Risco III.
É como vetores de agentes patogênicos, vírus, bactérias e protozoários ou helmintos parasitas que os artrópodes têm maior importância médica. Com efeito, as doenças de transmissão vetorial – ou doenças transmitidas por vetores (DTV) – têm assumido importância crescente no contexto atual. Estas encontram-se em plena ordem do dia, em emergência ou reemergência, quer nas regiões tropicais e países de baixa ou média renda, onde tão grande fardo continuam a exercer sobre os sistemas de saúde, quer nos países considerados desenvolvidos, assumindo uma dimensão global. Cada um dos seguintes agentes patogênicos é transmitido por artrópodes, exceto: