Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


Vygotsky defendeu que o desenvolvimento cognitivo da criança é determinado pelo seu nível de maturação biológica e não é influenciado pelo ambiente social ou cultural. Ele considerou o ambiente apenas como um recipiente passivo para a expressão das habilidades cognitivas pré-determinadas.

Julgue o item que se segue.


Vygotsky concebeu o desenvolvimento infantil como um processo complexo influenciado pela interação entre fatores biológicos e socioculturais. Sua teoria reconhece que o desenvolvimento cognitivo das crianças é moldado pela dinâmica entre aspectos biológicos inatos e influências socioculturais, indo além de uma abordagem puramente determinista ou ambientalista.

Julgue o item que se segue.


Vygotsky sustentou que a imitação é apenas um reflexo da realidade, não contribuindo significativamente para o desenvolvimento cognitivo da criança. Ele argumentou que a imitação é uma habilidade inata e não influencia a aprendizagem na zona de desenvolvimento proximal (ZDP).

Julgue o item que se segue.


O professor e estudioso Vygotsky enfatizou a importância da mediação pedagógica na Educação Infantil, destacando o papel do adulto como um facilitador do desenvolvimento cognitivo das crianças. Ele argumentou que os educadores desempenham um papel crucial ao criar ambientes de aprendizagem ricos e ao fornecer suporte adequado para que as crianças alcancem seu potencial máximo de desenvolvimento.

Julgue o item a seguir.


Na primeira infância, as crianças absorvem informações apenas por meio do ambiente ao seu redor, sem a necessidade de interação social ou estímulos específicos, como propõe a teoria sociocultural de Vygotsky.