Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O uso da linguagem – tanto verbal quanto visual – é essencialmente determinado pela sua natureza socio interacional, pois quem a usa considera aquele a quem se dirige ou quem produziu um enunciado.
As teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil fornecem uma estrutura para entender como as crianças crescem, aprendem e adaptam-se ao ambiente ao seu redor. Diversos teóricos contribuíram com visões distintas sobre este tema. Vygotsky, psicólogo russo, propôs uma abordagem distinta do desenvolvimento cognitivo, dando grande ênfase ao contexto social e cultural como fundamentais para a aprendizagem e desenvolvimento. Segundo Vygotsky, a mente humana é formada através das interações sociais e das experiências culturais.


Os principais conceitos e ideias da teoria sociocultural de Vygotsky, são, entre outras, EXCETO:
Analise o texto abaixo: De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, o ingresso na escola permite à criança sair dos limites do período infantil de sua vida, ocupar uma nova posição na vida e passar ao desempenho da, socialmente significativa, que lhe oferece um rico material para satisfazer seus interesses cognoscitivos. Estes interesses atuam como premissas psicológicas para que na criança surja a necessidade de assimilar conhecimentos teóricos. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) Vigotski ao estudar o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano observa que a idade escolar começa quando a criança se encontra em meio a um momento de virada, de mudança. E esse momento é descrito como a crise dos sete anos. ( ) Para a Teoria Histórico-Cultural, a crise dos sete anos é marcada pela perda da espontaneidade. Nesse momento do desenvolvimento ocorrem novas e importantes formações psíquicas, e a criança assume uma atitude ativa e reflexiva. ( ) Na idade escolar há uma crescente distinção entre o mundo interno e o externo, e a criança passa a utilizar mais o discurso interno, como uma função psicológica superior ainda em constituição, mas já constituída do ponto de vista da idade em que ela se encontra. ( ) Na idade escolar ocorre a formação de uma fronteira mais específica, no psiquismo da criança, entre o mundo do outro e o seu próprio mundo. Ela passa a agir, interagir e a refletir sobre o seu agir. ( ) A inserção de uma nova formação na criança, que é a capacidade que ela passa a ter de refletir sobre sua ação, instaura uma nova capacidade, a de generalizar suas vivências, de construir uma consciência de si. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A Teoria Histórico-Cultural, desenvolvida por Vigotski e seus colaboradores, apresenta conceitos que ajudam a compreender como ocorre o processo de desenvolvimento e aprendizagem humana.

Qual dos conceitos abaixo é fundamental para entender a referida teoria?