Filtrar


Questões por página:
Na perspectiva vigotskiana, o aprendizado deve ser combinado de alguma maneira com o nível de desenvolvimento da criança, gerando a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), caracterizada como a distância entre
A respeito das ideias do psicólogo russo Lev Semionovitch Vygotsky, que contribuíram, e, ainda hoje, são motivo de grande repercussão, para as áreas de psicologia e pedagogia no Brasil, assinale a opção correta.
Questão Anulada
Analise as seguintes afirmações.

I. Para Vygotsky, o aluno é parte de uma construção histórica, cultural e social.
II. Para Piaget, o conhecimento é adquirido por assimilação e acomodação.
III. Piaget criou o conceito de zona de desenvolvimento proximal.
IV. Para Wallon, a aprendizagem está condicionada ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e seus estágios.
V. O ponto central da teoria de Wallon é a psicogênese.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
No texto em vigência da Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, consta que os processos de aprendizagem e desenvolvimento são temas centrais da teoria vigotskiana. Em suas pesquisas, o autor demonstra preocupação constante com o desenvolvimento, mas não sem dar a devida importância aos processos de aprendizagem.
Para Vigotski:
No campo da psicologia da educação, é correto afirmar que, de acordo com a Teoria Histórico-cultural, a criança aprende: