Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Assunto:

Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural

Questões por página:
No texto em vigência da Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, consta que os processos de aprendizagem e desenvolvimento são temas centrais da teoria vigotskiana. Em suas pesquisas, o autor demonstra preocupação constante com o desenvolvimento, mas não sem dar a devida importância aos processos de aprendizagem.
Para Vigotski:
No campo da psicologia da educação, é correto afirmar que, de acordo com a Teoria Histórico-cultural, a criança aprende:
Qual teoria do aprendizado é caracterizada pela ênfase na aprendizagem por meio de interações sociais e colaborativas, tendo como principal representante Lev Vygotsky?
Consta no artigo de Elaine Rabello José Silveira Passos, intitulado Vygotsky e o desenvolvimento humano, que:
Vygotsky et al. (1988) acredita que as características individuais e até mesmo suas atitudes individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construído a partir de sua relação com o indivíduo.
Suas maiores contribuições estão nas reflexões sobre o desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem em meio social, e também:
Como as teorias de desenvolvimento humano de Piaget e Vygotsky podem ser aplicadas para melhorar as práticas pedagógicas no ensino fundamental, promovendo uma aprendizagem mais efetiva e significativa?